FNDC defende realização de Conferência de Comunicação em 2008

581

schroder_4Após a definição, no Movimento Pró-Conferência Nacional de Comunicação, de uma proposta com eixos temáticos e metodologia, e com a aprovação no Congresso Nacional, no dia 19 de março, do Orçamento da União contemplando verbas também para a atividade, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação intensificará ações para assegurar a Conferência ainda em 2008. No dia 29 de março, em reunião do Conselho de Representantes da FENAJ, realizada em Florianópolis, foram relatados os próximos passos do movimento.

O 1º vice-presidente da FENAJ e coordenador do FNDC, Celso Schröder, relatou aos representantes dos Sindicatos de Jornalistas do país, as ações realizadas até o momento e a expectativa do Fórum para o próximo período. “No dia 26 de fevereiro tivemos o diálogo positivo com o ministro das Comunicações e com a ABERT e ANJ, em 14 de março o movimento Pró-Conferência Nacional de Comunicação decidiu as propostas centrais para a realização de um processo de Conferência para discutir as políticas públicas do setor e no dia 19 o Congresso Nacional aprovou R$ 20 milhões para sua realização”, disse.

Segundo o coordenador do FNDC, “tudo converge para a criação de um ambiente de debate público onde a sociedade possa interferir sobre as políticas para o setor, como já acontece em áreas como a cultura, meio ambiente e saúde”. O Movimento Pró-Conferência Nacional de Comunicação defende um modelo de Conferência amplo, democrático, que envolva representantes do governo, da sociedade civil, dos empresários, com três eixos temáticos: meios de comunicação, cadeia produtiva e sistemas de comunicação. Defende, também, a criação de um Grupo de Trabalho para definir a metodologia, estrutura, organização, calendário e pauta da Conferência.

“Nosso entendimento é de que o governo e o parlamento devem viabilizar a Conferência, mas fundamentalmente cabe ao governo convocá-la, pois as políticas a serem definidas deverão ser encaminhadas para o Executivo”, sustenta Schröder. Neste sentido, adiantou aos representantes dos jornalistas, o próximo movimento é no sentido de construir o diálogo com o ministro Luiz Dulce, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e com a ministra da Casa Civil, Dilma Rouseeff.
Também buscando consolidar a realização da Conferência Nacional de Comunicação, o FNDC prepara, para maio próximo, uma Plenária Nacional com suas entidades filiadas.