Fortaleza sediará 38º Congresso Nacional dos Jornalistas em agosto

81

Faça sua inscrição AQUI

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), realizará o 38º Congresso Nacional dos Jornalistas, de 22 a 24 de agosto de 2019, em Fortaleza-CE. Com o tema central Afirmar o Jornalismo e o papel dos Jornalistas: função social, viabilidade econômica e desafios da profissão, o evento deve reunir cerca de 400 participantes, com atividades no Teatro São José e no Hotel Sonata de Iracema.

A abertura, que acontecerá no Teatro São José, na noite de 22 de agosto, marcará a posse solene das novas gestões da FENAJ e do Sindjorce. A 38ª edição do Congresso Nacional dos Jornalistas terá também um caráter de homenagem a profissionais que, reconhecidamente, contribuíram com o desenvolvimento da atividade profissional no país: Alberto Dines, Audálio Dantas e José Marques de Melo.

O evento, que tem como público alvo os profissionais e estudantes de Jornalismo, comunicadores populares e outros trabalhadores da área da comunicação interessados em discutir as questões do Jornalismo, está estruturado em conferência de abertura, painéis de discussão, oficinas e plenárias deliberativas. Seguindo a tradição histórica de debates da categoria, será precedido de Congressos Estaduais e locais, realizados pelos Sindicatos de Jornalistas existentes no país.

Reunião da diretoria do Sindjorce com o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Élcio Batista, e o assessor especial de Comunicação, jornalista Chagas Vieira, na qual ficou acordado o apoio ao evento

Esta edição do Congresso tem apoio do Governo do Estado do Ceará, da Prefeitura de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Estado, da Câmara Municipal de Fortaleza e do Banco do Nordeste (BNB). O apoio institucional é da Associação Brasileira da Podcasters (Abpod).

Luta pela democracia nas comunicações

Entidade máxima de representação dos jornalistas no Brasil, a FENAJ representa cerca de 100 mil jornalistas brasileiros. O Congresso Nacional dos Jornalistas é a maior instância de decisão da categoria, na qual são discutidas e aprovadas a linha política do movimento sindical nacional e as principais ações de luta da categoria para cada ciclo de dois anos.

“O 38º Congresso Nacional dos Jornalistas é o momento de a categoria renovar o compromisso ético e conclamar a sociedade a apoiá-la na luta pelo Jornalismo e pela democracia nas comunicações. É, portanto, um evento de grande importância social e política”, afirma a presidenta da FENAJ, Maria José Braga.

Participam do Congresso delegados sindicais escolhidos em congressos estaduais/municipais ou m assembleias, realizados pelos Sindicatos dos Jornalistas, além de profissionais da Comunicação, estudantes e professores de Jornalismo. O Congresso Nacional é, portanto, o espaço privilegiado do encontro de jornalistas de todo o país.

Reunião com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o coordenador de Comunicação da Prefeitura, jornalista Moacir Maia, com a diretoria do Sindjorce e a presidenta da FENAJ, Maria José Braga, na qual restou aprovado o apoio ao evento máximo dos jornalistas brasileiros.