Jornalista André Pessoa é espancado por apoiadores do candidato a prefeito Isaías Neto, em São Raimundo Nonato

11

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam e condenam o lamentável cerceamento ao pleno exercício profissional do jornalista André Pessoa que, no sábado, dia 28 de setembro, cobria atividades do comício do candidato a prefeito Isaías Neto, do PT, em São Raimundo Nonato. Além de ser brutalmente espancado por apoiadores do candidato, ainda teve seus equipamentos confiscados, um celular e drone, usados nos registros.

Em Boletim de Ocorrência registrado na Central de Flagrantes da cidade, o jornalista, que é repórter fotográfico, relata que foi atacado por seis indivíduos, enquanto fazia filmagens com um drone, do evento do candidato Isaías Neto. Ao ser cercado, os agressores usaram paus de bandeira para espancá-lo. E, tentando se defender dos socos e pontapés, André Pessoa cita que deixou o controle do drone cair, ocasião em que um dos agressores pegou o equipamento. Mesmo assim, as agressões físicas continuaram, forçando-o a correr para uma farmácia próxima, onde foi perseguido. Lá dentro, as agressões prosseguiram e seus equipamentos foram tomados, incluindo o drone, que caiu durante o tumulto.

Ainda no relato do profissional, entre os agressores estava Francisco Joaquim, integrante da campanha de Isaías Neto e servidor da prefeitura, que tomou à força o celular do jornalista. Após o confisco dos equipamentos, os agressores fugiram em direção ao local do evento político.

A Polícia Militar chegou em seguida e iniciou as diligências. André relatou que seus equipamentos subtraídos incluem um drone profissional avaliado em R$ 30 mil e um celular no valor de R$ 12 mil.

A tentativa de linchamento do jornalista André Pessoa, reconhecido nacionalmente como documentarista por seu trabalho na Caatinga piauiense, é uma demonstração clara de tentativa de silenciá-lo, além de ser um flagrante desrespeito à liberdade de imprensa e um atentado ao estado democrático de direito, exigindo das autoridades de segurança pública piauiense e do país urgente apuração dos fatos e punição dos responsáveis pelas agressões contra o repórter fotográfico.

Teresina, 1º de outubro de 2024

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí

Federação Nacional dos Jornalistas