Jornalista salva jornalista: está em suas mãos!

10

Mais do que salvar vidas e espaços, precisamos, agora, de união para auxiliar na reconstrução das histórias e das memórias da nossa categoria de jornalistas

 

As enchentes no Rio Grande do Sul também acometeram jornalistas, que tiveram moradias completamente destruídas ou alagadas, veículos e equipamentos de trabalho danificados e memórias e histórias de uma vida toda perdidas. Nosso Sindicato das e dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS) está ativo, com a campanha de arrecadação financeira solidária “SOS – JORNALISTA SALVA JORNALISTA” para auxiliar as pessoas que procuraram a entidade com a intenção de tentar recomeçar a reorganizar suas vidas e lares com um mínimo de dignidade e de apoio.

 

Assumimos a Gestão 2022/2025 utilizando o slogan “Saudações a quem tem Coragem!”, com o compromisso de lutar por mais direitos para a nossa categoria. E assim estamos agindo. Procurando soluções a curto e longo prazo para as e os colegas jornalistas de todo o estado do Rio Grande do Sul. As demandas têm surgido de profissionais em diferentes municípios gaúchos, logo, inaugura-se também, nesta tragédia climática, a necessidade de ajuda humanitária entre jornalistas, tanto em nível nacional como internacional, dado o contexto de devastação ambiental.

 

Num contexto em que o piso salarial das e dos jornalistas no RS permite apenas adquirir uma simples geladeira, e com as dificuldades conhecidas do trabalho jornalístico, incluindo vínculo empregatício fragilizado e direitos trabalhistas nem sempre garantidos, o recomeço se torna ainda mais desafiador. Recebemos relatos dramáticos de quem, após as enchentes, acordou não apenas sem seus bens materiais mas, também, e principalmente, com a ausência de suas memórias afetivas conquistadas duramente no decorrer de uma vida toda e que foram levadas pelas águas. Portanto, compreendemos que, um gesto concreto, por meio de uma quantia indutora para o custeio de despesas emergenciais, pode, minimamente, expressar a nossa união como alento para quem terá de reiniciar.

 

Além da sua contribuição pessoal, solicitamos que leve a campanha “SOS – JORNALISTA SALVA JORNALISTA” para outras e outros colegas de profissão, com a finalidade de apoiarmos nossas e nossos colegas a se recomporem nesse momento pós-enchentes. Precisaremos fazer acompanhamentos constantes para que essas pessoas tenham o verdadeiro acolhimento necessário e importante após qualquer evento pós-traumático, como esse que estamos vivenciando, com o apoio de profissionais das áreas da psiquiatria e da psicologia. E, obviamente, para colocar em prática essas ações e continuar com todo esse esforço para auxiliar nossos pares, necessitamos de aporte financeiro.

 

CAMPANHA JORNALISTA SALVA JORNALISTA

De forma urgente e imediata, o SindJoRS, com apoio da Fenaj, passou a disponibilizar uma conta para arrecadar fundos e distribuir aos colegas afetados. Já auxiliamos 12 colegas em dificuldades para poderem minimizar suas necessidades iniciais, mas temos a consciência de que isso é pouco. Para que nossas e nossos colegas consigam se reestruturar com um mínimo de amparo, precisamos fazer muito mais. Com os baixos salários que a nossa categoria recebe, infelizmente, somente com união é que poderemos modificar essa triste realidade. Recebemos também o contato de estudantes de jornalismo, colegas de outras áreas da comunicação e pessoas que tiveram a vida de suas famílias prejudicadas com essa situação de calamidade. Mas, infelizmente, tivemos que adotar o critério de utilizar os valores arrecadados apenas para a nossa categoria de JORNALISTAS e, dessa forma, precisamos negar alguns pedidos, já que o valor arrecadado ainda não é suficiente para quem perdeu seus bens materiais e precisará iniciar com o pouco que ainda tem. Por isso, a sua participação continua sendo importante. Para podermos reerguer nossas e nossos colegas e dar o mínimo de apoio nesse recomeço.

 

Para contribuir dentro do Brasil:

PIX: secretaria@jornalistasrs.org
Caixa Econômica Federal
Agência: 0428
Conta: 150176-5 – Operação: 003
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS)
CNPJ: 92.955.202/0001-05

 

Para doações de quem está fora do Brasil:

Código IBAN (International Bank Account Number) para verificar a conta corrente do SindJoRS que será realizado o depósito de conta do exterior: BR2600360305004280001501765C1

 

Código SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) para identificar o banco para remessas do exterior: CEFXBRSP

 

PARTICIPE DO LEVANTAMENTO DO SINDJORS

Responda ao formulário, que busca saber como as/os colegas jornalistas estão neste período de calamidade. Acesse o link https://encurtador.com.br/chsEY. Nos casos de necessidade de auxílio, permitirá que a ajuda chegue o mais rapidamente possível. Está em nossas mãos a possibilidade de fazer a diferença!

CLIQUE PARA BAIXAR A CORRESPONDÊNCIA EM:

 

Fonte: Diretoria do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – SindJoRS