Jornalistas mobilizam-se em todo país no Dia de Luta contra a MP 905/2019

35

FENAJ articula organização dos sindicatos para atividades descentralizadas. Demonstre seu apoio engajando-se em também nas redes sociais.

Jornalistas de todo o país estarão mobilizados nesta quarta-feira, 4 de dezembro, pela derrubada da Medida Provisória 905/2019, que altera diversos pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e extingue a exigência de registro profissional para o exercício do Jornalismo.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) organiza a mobilização junto aos Sindicatos de Jornalistas Profissionais, desde a entrada em vigor da MP 905/2019. Uma Assembleia Nacional dos Jornalistas ocorreu em diversas cidades no dia 21 de novembro e encaminhou esse dia de luta em defesa da profissão.

“Após o fim da exigência do diploma, o registro é a única regulamentação do jornalismo profissional no país. É papel de todos os trabalhadores da categoria lutar para que a produção de notícias seja feita com responsabilidade, ética e o conhecimento que os jornalistas adquirem na formação profissional”, explica Maria José Braga, presidenta da FENAJ.

Diversas atividades estão programadas nas ruas, casas legislativas e locais de trabalho em todo o país. Para demonstrar apoio à luta dos jornalistas pela derrubada da MP 905/2019, a Federação orienta os profissionais a se engajarem numa campanha virtual e presencialmente.

Além das assembleias, do dia de mobilização e da campanha virtual, a FENAJ e os sindicatos filiados atuam no Congresso Federal para articular politicamente a derrubada da MP do presidente Jair Bolsonaro contra o jornalismo profissional.

Demonstre seu apoio e fortaleça a luta dos Jornalistas! Imprima o cartaz, tire uma foto ou selfie em seu local de trabalho e publique nas suas redes sociais com as hashtags: #DiaNacionalDeLutaContraMP905 #JornalistasContraMP905 #TodosContraMP905

Confira as fotos durante todo o dia nas redes sociais da FENAJ no facebook, instagram e twitter (@fenajoficial)


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais: 

São Paulo – Dia Nacional de Luta contra a MP 905 tem mobilização em SP

Sindicato promove ações em todo o estado

Para marcar este 4 de dezembro como o Dia Nacional de Luta contra a MP 905/19, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) denunciará a retirada de direitos promovida pela Medida. Entre as ações, está a coleta de assinatura de jornalistas no abaixo-assinado pela derrubada da MP nas redações da Folha de S. Paulo, da Rede Record e da RedeTV; a manifestação contra a MP 905/19 em Santos (SP) e a audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba (SP). Além disso, o jornalista e deputado estadual de São Paulo José Américo fará um pronunciamento contra a medida na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A MP 905/19 promove uma nova reforma trabalhista, retirando direitos, e exclui o registro profissional de jornalistas, radialistas, publicitários e outras categorias, precarizando o exercício profissional.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) iniciou as manifestações públicas contra a medida na última sexta-feira, dia 29, nas escadarias do Teatro Municipal, reunindo entidades como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. As organizações se posicionaram contra a MP que retira direitos dos jovens, isenta empresas e ataca diretamente o registro profissional de diversas categorias.

As ações promovidas pelo SJSP fazem parte das deliberações da categoria na assembleia nacional que ocorreu no Sindicato em 21 de novembro e integrou a assembleia nacional, que aconteceu de forma descentralizada em todo o país (para conhecer as deliberações de todo o país, clique aqui).

MP 905/2019
Editada em 12 de novembro, a Medida Provisória 905/2019 institui a carteira de trabalho verde e amarela, retirando ainda mais direitos da classe trabalhadora entre 18 e 29 anos, concedendo isenção tributária às empresas e extinguindo a regulamentação de diversas profissões, inclusive a dos jornalistas.

A MP tem validade de 60 dias, renováveis por mais 60 dias, sendo que, a partir do 45º dia, a não votação da medida tranca a pauta da casa em tramitação da MP, seja a Câmara ou o Senado. Em votação popular na página do Senado, a MP é maciçamente rejeitada. Para votar contra a medida, clique aqui.

Em nota, o SJSP se manifestou contra a medida e reiterou que a regulamentação profissional dos jornalistas não deve ser objeto de uma medida de urgência, como uma medida provisória, e destaca que tal ação só se explica em um governo declaradamente inimigo da liberdade de imprensa e do jornalismo. O SJSP também endossa a nota de repúdio emitida pela Fenaj.

Serviço
Capital: Coleta de assinatura nas redações da Folha, Record e RedeTV
12h às 18h
Interior: Audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba (SP)
Litoral: Manifestação contra a MP 905/19 na Praça Independência às 19h em Santos (SP)


 

Santa Catarina – Dia Nacional de Luta em defesa do Jornalismo


 

Rio Grande do Sul – Sindicatos integrados realizam ato público em defesa das profissões e contra a MP 905

Essa é a MP do contrato verde e amarelo, da precarização ainda maior do trabalho e do fim do registro profissional de jornalista, radialista, sociólogo, secretári@, publicitári@, arquivista e várias outras profissões. Vá lá na Esquina Democrática, dia 4/12 ao meio dia, apoiar essa luta. Sugestão: vista preto.

#MP905NÃO

 

 

 


 

Tocantins

Dia Nacional de Luta contra a MP 905

Todos vestindo de preto neste dia como forma de protesto

Jornalistas, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins, informa que nesta quarta (4) é Dia Nacional de Luta contra a MP 905 e em Defesa do Jornalismo. A FENAJ e os sindicatos de jornalistas profissionais de todo o país realizam diversas ações de mobilização e conscientização pela derrubada da MP 905/2019, que extingue o registro profissional e retira uma série de direitos de todos os trabalhadores.

Demonstre seu apoio e fortaleça a luta dos Jornalistas!

Vamos trabalhar vestido de preto como protesto a essa MP 905 e tire uma foto ou selfie em seu local de trabalho com os colegas e publique nas suas redes sociais com as hashtags.

#DiaNacionalDeLutaContraMP905
#JornalistasContraMP905
#TodosContraMP905 #Sindjor-TO

 

 

 

 

 

 

 


 

Piauí

Dia Nacional de Luta contra a MP 905

Todos vestindo de preto neste dia como forma de protesto

Jornalistas, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí informa que nesta quarta (4) é Dia Nacional de Luta contra a MP 905 e em Defesa do Jornalismo. A FENAJ e os sindicatos de jornalistas profissionais de todo o país realizam diversas ações de mobilização e conscientização pela derrubada da MP 905/2019, que extingue o registro profissional e retira uma série de direitos de todos os trabalhadores. Demonstre seu apoio e fortaleça a luta dos Jornalistas! Vamos trabalhar vestido de preto como protesto a essa MP 905 e tire uma foto ou selfie em seu local de trabalho com os colegas e publique nas suas redes sociais com as hashtags.

#DiaNacionalDeLutaContraMP905
#JornalistasContraMP905
#TodosContraMP905

 


 

Bahia

Nesta quarta (04), é DIA NACIONAL DE LUTA dos jornalistas em todo o Brasil contra o fim do registro profissional imposto pela MP 905 do governo Bolsonaro. Vamos reagir. Todos de preto em defesa da profissão. Vista-se em sinal de luto, tire uma foto e poste nas redes sociais mostrando sua adesão ao movimento e explicando o motivo. #DiaNacionalDeLutaContraMP905 #JornalistasContraMP905 #TodosContraMP905 #MP905Nao

 


 

Goiás

 

 

 

 

 

 


 

CearáSindjorce e SindRadioCE realizam ato público em defesa das profissões e contra a MP

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Paraíba

 

 

 

 

 

 

 


 

RondôniaJornalistas se confraternizam com um “Café da Manhã na Calçada”

 


 

Rio de Janeiro

 

 

 

 

 


 

Norte do Paraná

 

 

 

 

 

 

 


 

Distrito Federal – Dia Nacional de Mobilização contra a MP que extingue o registro é nessa quarta-feira (04/12)

 


 

ParanáCobre de parlamentares posição contrária à desregulamentação da profissão

 

 

 

 

 

 

Câmara de Ponta Grossa discute MP 905 em audiência pública nesta quarta

 

 

 

 

 

 

 


 

Minas Gerais

Carta aos estudantes de jornalismo

 

 

 

 

 

 

 


 

Pará