Jornalistas se entregam ao reinado de Momo

616
Trabalhar no Carnaval não é fácil. Cobrir a agenda de uma das maiores festas populares do mundo, sacrificando o final de semana e feriado merece valorização. Por isso mesmo, em diversos estados os Sindicatos de Jornalistas debruçaram-se em negociações para assegurar melhores condições de trabalho e remunerações aos profissionais escalados para a tarefa. Mas como ninguém é de ferro, diversos deles também se esmeraram organizar a folia da categoria. Veja, a seguir, algumas das iniciativas de blocos de jornalistas no Brasil.

Língua Ferina e Casa dos Jornalistas voltam a abrilhantar o Carnaval de PE
Em Pernambuco, duas boas novidades marcarão o Carnaval 2008. A primeira é o Bloco Língua Ferina, que após ter desfilado pela última vez em 1994, retorna “como uma Fênix”, com dois frevos-canções e uma marchinha espanhola. O Sindicato está com promoção para os sócios que regularizarem sua situação coma entidade até o dia 31 de janeiro. O bloco começará a concentração às 17 horas do dia 1º de fevereiro (sexta-feira), na Rua da Moeda, desfilará pelo centro histórico do Bairro do Recife e se dirigirá ao Marco Zero, onde haverá a abertura oficial do Carnaval na capital. E haverá desfile do Língua Ferina também no domingo, segunda e terça-feira em Olinda, “com concentração a partir das 10h”, na frente da Casa dos Jornalistas, a segunda novidade, que após alguns anos inativa, volta a receber na Rua 10 de Novembro, na Cidade Alta, “os jornalistas de Pernambuco, do Brasil e do Exterior, que vierem cobrir, conhecer ou brincar o Carnaval da Cidade Patrimônio da Humanidade”.

Pauta que Pariu anima jornalistas em Florianópolis
Para quebrar a rotina da busca da notícia os foliões jornalistas de Santa Catarina vão dar um tempo do “diz que disse de todo dia”. O refrão do samba enredo do bloco Pauta que Pariu sentencia a disposição dos jornalistas de não trabalhar no carnaval: “as ta la vista patrão, é meu direito”. Após alguns esquentas nas semanas que antecederam os dias do reinado de Momo, o “desfile” da categoria será no domingo (03/02), às 17h, na Praça XV de Novembro, a praça central de Florianópolis. Antes, porém, e como manda o figurino, haverá “concentração” a partir das 12h, no Clube Bem Bolado.

Folia Tropical em Salvador
Na Bahia, uma parceria entre os Sindicatos dos Jornalistas e dos Fazendários promete agitar o carnaval para “encarar 2008 em alto astral”. A Folia Tropical será na sexta-feira (01/02), a partir das 14h, no Hotel Tropical, em Salvador. Jornalistas sindicalizados e em dia com a entidade recebem a camiseta gratuitamente.

Imprensa que Eu Gamo fez a alegria dos jornalistas cariocas
No Rio de Janeiro, o bloco Imprensa que Eu Gamo quebrou, em 2008, a tradição de 13 anos de sempre sair num sábado que antecede o Carnaval. O desfile pelas ruas de Laranjeiras foi num domingo (20/01), com concentração no Mercadinho São José. “Na Tropa do Imprensa, Ninguém Pede Para Sair” foi o samba enredo deste ano, inspirado no filme Tropa de Elite.

Matou a Pau…ta! agita Carnaval de Fortaleza
No Ceará, o bloco dos jornalistas, o Matou a pau…ta!, já vem realizando atividades desde o início de janeiro. No quarto sábado de folia, no dia 26/01, a concentração no Centro Cultural Banco do Nordeste contou com a participação especial do bloco de maracatu Batucão nos Couros. “Quem não se comunica, se trumbica, Venha pro bloco dos jornalistas”, convoca a marchinha oficial, uma das novidades do Matou a Pau…ta! 2008. Outra inovação foi a eleição para escolher quem seria o “Editor do Bloco”. O mais votado, o jornalista Ivonilo Praciano, ganhou um boneco gigante à sua própria semelhança que vem participando da folia todos os sábados.