Lula recebe plataforma dos jornalistas para as eleições

948

O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na sexta-feira (30/09), em Fortaleza/CE, as propostas da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) para as eleições de 2022. A entrega foi articulada pela presidenta da FENAJ, a cearense Samira de Castro.

Denominado “Oito Pautas Prioritárias das e dos Jornalistas Brasileiros”, o documento elenca as principais demandas debatidas e aprovadas nos últimos congressos nacionais da entidade, além de propostas históricas da categoria.

Entre as propostas estão: revogação das contrarreformas trabalhista e previdenciária, apoio a aprovação da PEC do Diploma, atualização da regulamentação profissional, criação do Conselho Federal de Jornalistas, criação do Piso Salarial Nacional dos Jornalistas, criação do Fundo Nacional de Apoio e Fomento ao Jornalismo, recuperação da EBC e ampliação do Sistema Público de Comunicação, regulação das Comunicações e das plataformas digitais.

Demais candidaturas

A plataforma dos jornalistas para as eleições de 2002 foi enviada às demais candidaturas no dia 19 de setembro, véspera da data em que a Federação completou 76 anos. A FENAJ não enviou o documento a Jair Bolsonaro. O postulante à reeleição pelo PL tem sido o principal agressor da categoria nos últimos anos, além de incentivar a prática de ataques a profissionais da mídia e a veículos de comunicação, atentando reiteradas vezes contra a democracia.