Mobilização de jornalistas e radialistas faz Nader retirar PL 1845

201

A mobilização desenvolvida pela FENAJ, FITERT e sindicatos de jornalistas e radialistas surtiu efeito. No dia 9 de maio, o deputado Carlos Nader (PL/RJ) encaminhou o ofí­cio 050/05 ao presidente da Câmara dos Deputados solicitando a retirada do Projeto de Lei 1845/03, de sua autoria. Tal projeto previa alteração na regulamentação profissional de radialista, prejudicando, também, jornalistas e publicitários.

O PL 1845, que tramita na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados, propõe alterações na Lei 6.615/78 que regulamenta a profissão de Radialista. Seu conteúdo possibilita que funções de jornalistas em rádios e TVs passem a ser enquadradas como de radialistas, além de suprimir o quadro descritivo das atividades dos radialistas.

Em rápida ação, as entidades dos jornalistas e radialistas encaminharam manifestações ao parlamentar e à CCTCI solicitando a retirada do projeto, tendo em vista que não foram consultadas e discordavam de tal proposição.