Morre Tilden Santiago, ex-presidente do SJPMG

632

Morreu ontem, aos 81 anos, vítima de complicações da Covid, o jornalista Tilden Santiago, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) no período de 1981 a 1984.

Natural de Nova Era, Tilden foi da Ação Libertadora Nacional (ALN), organização política de resistência ao golpe de 64, e um dos fundadores do PT e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Foi deputado federal por três mandatos consecutivos,  embaixador do Brasil em Cuba, esecretário de Meio Ambiente em Minas, trabalhou como jornalista no Diário do Comércio e jornal Opinião.

Tilden foi ainda padre, mas abandonou a batina na década de 70 para se dedicar à militância.  Estudou teologia em Roma e se ordenou em 1967, se juntando ao movimento de padres operários e politizados. Por sua atuação política, foi preso duas vezes durante a ditadura militar.

Também gostava muito de música e tocava saxofone.

A FENAJ e o SJPMG, em nome dos jornalistas de Minas e do Brasil, agradecem Tilden Santiago  pela defesa intransigente dos jornalistas, do jornalismo e da liberdade de expressão, em um momento delicado da história brasileira, quando assumiu o comando da entidade, ainda durante a ditadura.

As entidades lamentam sua passagem e desejam  conforto aos amigos e familiares.

Não haverá velório.

Tilden Santiago, presente.

Abaixo um perfil que o SJPMG fez de Tilden quando ele comemorou 50 anos de ordenação. A matéria está no site do sindicato.

https://bit.ly/3L8gi5C