Novos movimentos reivindicando a convocação da Conferência Nacional de Comunicação foram registradas nos dias 18 e 28, em Fortaleza e Curitiba, respectivamente. A Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação está preparando, para dezembro, um seminário nacional para ampliar esta luta.
A luta pela Democratização da Comunicação no Ceará ganhou apoios de peso na manifestação realizada na Praça do Ferreira na manhã de 18 de outubro, Dia Internacional pela Democratização da Mídia. Além do Sindicato dos Jornalistas do Ceará e do Conselho Regional de Psicologia 11ª Região (CRP-11), também participaram do ato representantes da Associação de Ouvintes de Rádio do Ceará (Aouvir), a Associação Cearense de Imprensa (ACI), a Associação Cearense das Rádios e TVs Comunitárias (Acertcom) e da FENAJ. Além de coleta de assinaturas ao abaixo-assinado que circula nacionalmente, foram distribuídos panfletos em defesa da Conferência e também em defesa da obrigatoriedade da formação específica em Jornalismo para o exercício da profissão.
Dados organizados pelo projeto Donos da Mídia foram divulgados na Praça do Ferreira pela presidente do Sindicato dos Jornalistas, Déborah Lima. Segundo levantamento do projeto 20 senadores, 48 deputados federais, 55 deputados estaduais e 147 prefeitos são ilegalmente sócios ou diretores de empresas de radiodifusão, num claro desrespeito ao artigo 54 da Constituição brasileira.
No Paraná, o Sindicato dos Jornalistas esteve presente, juntamente com outras entidades, nas mobilizações no Estado em prol da realização da Conferência Nacional de Comunicação e pela revisão do processo de outorga de rádio e TV. No dia 25 houve atividades na Boca Maldita, no Centro de Curitiba e no dia 27, coleta de assinaturas ao abaixo-assinado pela convocação da conferência.nas faculdades e escolas da capital. O ponto alto do movimento foi no dia 28, com uma audiência pública na Assembléia Legislativa.
O movimento reivindica que o governo federal convoque a Conferência Nacional de Comunicação para 2009 e crie um Grupo de Trabalho para organizá-la. A Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação está preparando, para dezembro, um seminário nacional para definir ações nacionais e estaduais unificadas de sensibilização do governo.