Nota de Repúdio- Em defesa da liberdade de imprensa e de expressão

7

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vêm, por este meio, manifestar seu repúdio contra todo e qualquer tipo de tentativas de cerceamento da liberdade de imprensa e de expressão, seja contra jornalistas, comunicadores sociais ou veículos de comunicação, que exercem o papel de bem informar à sociedade.
Diante disso, o que o jornalista e editor da página O Piauiense, Petrus Evelin, está fazendo é cumprir o papel social do jornalismo. As denúncias sobre a farra de contracheques graciosos na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e gastos na Câmara Municipal de Teresina (CMT) estão baseadas em dados dos Portais da Transparência. No caso da Alepi, para dificultar o acesso às informações, não coloca o nome dos funcionários, mas apenas o CPF e o respectivo cargo e salário.

O jornalista Petrus Evelin não inventou nada. Todas as informações por ele divulgadas foram obtidas no Portal da Transparência. Ameaçar o jornalista, tentar desqualificá-lo ou silenciá-lo não vai apagar esses malfeitos naquela Casa Legislativa. A truculência e o autoritarismo dos inimigos da imprensa livre merecem o repúdio da sociedade e de todas as entidades de defesa dos direitos humanos.

Cabe ao Sindjor-PI e FENAJ cumprirem o dever e papel em defender a categoria, quer seja filiados ou não, a defesa incondicional do livre exercício da profissão de jornalista e o direito constitucional da sociedade à informação. Essa é a obrigação primeira do Sindicato e Fenaj, que não pode silenciar quando esses valores democráticos estão sob ameaça.

Se alguém se acha prejudicado pelas denúncias do editor de O Piauiense, que busque reparações na Justiça. Tentar intimidar, censurar ou fazer ameaças ao jornalista seguramente não é a melhor defesa, mas uma atitude repressiva e covarde, e de total desrespeito ao Estado Democrático de Direito, uma violência contra a imprensa e a cidadania!

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí – Sindjor-PI

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ