Nota de Repúdio pela tentativa de descredibilização do trabalho jornalístico pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi

18

O SJSP – Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo e a FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas o repudiam a publicação do prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), que em suas redes sociais atacou a credibilidade do jornalista Luiz Eduardo Sousa por reportagem publicada no jornal Folha de São Paulo, o qual retrata o descaso da Prefeitura com famílias da comunidade Nelson Mandela.

Ao invés de questionar o conteúdo da reportagem – escrita de forma correta e isenta pelo profissional- , tenta descredibilizar o trabalho jornalístico em função de uma pretérita filiação partidária.
Com essa postura o prefeito visa intimidar o trabalho jornalístico, desrespeita a liberdade de expressão e ataca a profissão.

Casos de violência contra jornalistas vem aumentando no Brasil e no mundo, e em muitos casos por governantes que ao invés de cumprirem a sua função ao qual forem eleitos, preferem atacar os profissionais que relatam em suas reportagens a falta de politicas públicas desses governantes.

Lamentamos a postura do prefeito Dário Saadi venha contribuir com essa violência ao expor o profissional as redes de ódio e atentar contra o pleno desempenho de sua atividade, sua segurança profissional e física.

Cobramos imediata retratação bem como a remoção do conteúdo.

SJSP – Sindicato dos Jornalistas Profissionais o Estado de São Paulo

FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas