Nota de solidariedade a Paulo César de Andrade Prado: pelo direito ao livre exercício do jornalismo

280

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) receberam com muita preocupação a notícia da prisão de Paulo César de Andrade Prado, responsável pelo Blog do Paulinho, ocorrida na manhã desta terça-feira (28/09) após a expedição de um mandado da 26ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

O Sindicato entrou em contato com os representantes legais de Paulo César, mantendo-se à disposição para o acompanhamento do caso.

O autor do Blog do Paulinho foi condenado a cumprir pena de cinco meses, no regime semiaberto, pelo crime de difamação, após a veiculação de matérias com denúncias contra Paulo Garcia, presidente da Kalunga e que participa da vida política do Sport Club Corinthians Paulista.

O SJSP e a FENAJ entendem que o livre exercício do jornalismo é ferramenta basilar de qualquer democracia e que a circulação de opiniões e ideias fortalece a construção de uma sociedade plural, democrática e cidadã. Repudiamos qualquer medida de cerceamento à liberdade de imprensa e nos colocamos à disposição de todas e todos os profissionais vítimas desse tipo de prática.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)
Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)