Nota Pública: Em defesa da jornalista Fabiana Tostes e da liberdade de imprensa

15

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas/ES) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público manifestar veemente repúdio aos ataques que a jornalista Fabiana Tostes vem sofrendo, de forma reiterada, por parte do vereador Armandinho Fontoura (PL) e também de uma minoria de outros parlamentares da Câmara Municipal de Vitória.

As manifestações direcionadas à profissional extrapolam o campo do debate democrático e da crítica institucional, avançando para o terreno inadmissível da calúnia, injúria e difamação, configurando uma tentativa clara de deslegitimar e intimidar o exercício da atividade jornalística.

O jornalismo é um pilar essencial da democracia e da transparência pública. Atacar uma jornalista por seu trabalho, especialmente em ambiente político-institucional, é atentar contra a liberdade de imprensa e o direito da sociedade à informação.

O Sindijornalistas/ES reafirma sua solidariedade à jornalista Fabiana Tostes, reconhecida por sua seriedade e compromisso com a ética profissional, e informa que adotará as medidas necessárias nas esferas cabíveis.

Por fim, exigimos respeito aos profissionais da imprensa e o imediato encerramento de práticas intimidatórias por parte de agentes públicos que deveriam zelar, antes de tudo, pelo cumprimento da Constituição e dos princípios democráticos.