Observatório da Imprensa exibe a série “Chumbo Quente” sobre os 50 anos da ditadura no Brasil

148
dines_internaO Observatório da Imprensa, programa da TV Brasil, apresenta nesta terça-feira, 6 de janeiro, o primeiro dos 4 episódios da série especial “Chumbo Quente”. Com a participação de 35 entrevistados, entre jornalistas, ex-guerrilheiros, familiares de vítimas da ditadura e historiadores, a série recupera os 50 anos da ditadura militar no Brasil e o papel da mídia neste processo.

Apresentada pelo jornalista Alberto Dines, a série vai ao ar nos dias 6, 13, 20 e 27 de janeiro, às 20h, na TV Brasil, trazendo desde aspectos históricos do golpe que depôs o governo do presidente João Goulart, até o recente trabalho da Comissão Nacional da Verdade. Cada episódio terá 52 minutos de duração.

Com informações da TV Brasil

Participam do episódio inicial da série os historiadores Alzira Abreu, Carlos Fico e Daniel Aarão Reis, os escritores Marco Antônio Coelho e Moniz Bandeira, a professora de Ciência Política Maria Celina d’Araújo, além dos jornalistas Ana Arruca Callado, Carlos Chagas, Carlos Heitor Cony, Ferreira Gullar, Fuad Atala, Gilles Lapouge, Hélio Fernandes, José Maria Mayrink, Milton Coelho da Graça, Milton Temer, Pinheiro Júnior e Wilson Figueiredo.

Temas como o apoio da grande imprensa ao golpe, o recrudescimento do regime com a edição do AI-5, as mortes de Carlos Marighella, Frei Tito, Carlos Lamarca,Vladimir Herzog, Stuart e Zuzu Angel, a censura e o papel de resistência dos jornais alternativos, a lei da anistia, a redemocratização, casos como o atentado do Riocentro e a guerrilha do Araguaia e as consequências dos 21 anos de ditadura militar no país serão abordados na série com entrevistas e imagens de arquivo.