Organização do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas é intensificada

236

congresso_internaFaltando pouco mais de um mês para sua realização, o 36º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá em Maceió, de 2 a 6 de abril, terá sua organização intensificada nos próximos dias. Com a prorrogação do prazo de inscrição de teses e delegações, muitos sindicatos da categoria optaram por realizar seus eventos preparatórios em datas mais próximas do prazo final, 17 de março.

Valdice Gomes, diretora da FENAJ e presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas conta que a estrutura organizativa do 36º CNJ está bastante avançada. “Mas ainda falta a confirmação de alguns patrocínios, de três palestrantes, e detalhes do I Encontro Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial”, conta.

Segundo ela, a programação inicialmente prevista está fechada. Ainda assim, a Comissão Organizadora prepara algumas “surpresas” na programação cultural e atividades ainda não divulgadas. “Como o tema central deste congresso será os jornalistas, o jornalismo e a democracia, marcaremos nosso protesto pelos 50 anos do Golpe de 1964 com um tributo às vítimas da ditadura militar”, revela.

Inscrições
Jornalistas, professores e estudantes de jornalismo já podem fazer inscrição no site do 36º CNJ, onde também constam a programação, os palestrantes já confirmados e mais informações sobre o evento. As inscrições de delegados, no entanto, só poderão ser feitas pelos sindicatos de Jornalistas após a eleição de suas delegações em congressos regionais ou assembleias gerais e o cumprimento de regras estatutárias da Federação.

Eventos preparatórios
Com a prorrogação da inscrição de teses e delegações, muitos sindicatos organizam seus eventos preparatórios para datas mais próximas do limite estipulado. De 7 a 9 de março estão confirmados os congressos dos jornalistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No Distrito Federal e em Goiás os congressos preparatórios serão nos dias 14 e 15 de março. Em Minas Gerais e em Alagoas os respectivos eventos estão agendados para o dia 15 de março. A FENAJ aguarda a confirmação dos demais sindicatos filiados, se realizarão congressos ou assembleias gerais para eleição de suas delegações.

Teses
As 5 teses da diretoria da FENAJ, que abordam temas como a democracia no Brasil, a democratização da comunicação, a luta pela aprovação da PEC do Diploma na Câmara, as condições de trabalho e a segurança dos jornalistas já foram encaminhadas aos Sindicatos da categoria. Elas serão teses-guias do 36º Congresso Nacional dos Jornalistas.

Nos congressos regionais ou assembleias gerais, os Sindicatos poderão emendar as teses-guias com propostas aditivas, supressivas ou teses substitutivas. Poderão, também, aprovar teses avulsas, contemplando temas não abordados nas teses-guias. As emendas ou teses avulsas deverão ser enviadas para o e-mail 36jornalistas@rpeventos.com até 17 de março.