Organizadores do Prêmio Vladimir Herzog anunciam finalistas da edição 2025 na Categoria Extra: Defesa da Democracia

410

No marco dos 50 anos do assassinato de Vlado, a Comissão Organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos instituiu, em caráter extraordinário, uma nova premiação para reconhecer produções focadas na Defesa da Democracia.

Com regulamento próprio e prazo diferenciado de inscrição, encerrado no último dia 23 de setembro, a categoria EXTRA contou com 120 produções inscritas. Conheça as finalistas:  

– Allan de Abreu

Os kids pretos: O papel da elite de combate do Exército nas maquinações golpistas

( piauí )

– Henrique Santana+ Fabio Victor + Nicollas Witzel + Pedro Ladeira + Gabriela Biló + Renier Bragon + Fabio Serapião + Camila Mattoso + Thaísa Oliveira + Constança Rezende + Bruno Boghossian.

8 de janeiro: Anatomia de um Ataque Golpista

(Folha de S. Paulo)

 

– Henrique Picarell i+ Júlia Duailib + Rafael Norton + Diogo André + MJéssica Valença + Flávio Lôrdello +Lemonnier + Diego Rainho + Matheus Stone.

8/1 – A democracia resiste (GloboNews)

Os vencedores desta e das outras sete categorias tradicionais de premiação (Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem) serão conhecidos nesta terça-feira, 7 de outubro, das 14h às 18h, em sessão pública com transmissão ao vivo pelo Canal do Prêmio no YouTube

Desde a sua primeira edição, concedida em 1979, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog presta homenagem a personalidades e profissionais da comunicação que se destacam na promoção dos direitos humanos fundamentais. Também celebra a vida e obra do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado pela ditadura civil-militar no dia 25 de outubro de 1975 nas dependências do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo.

Em 2023, a premiação passou a ser organizada pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou político-partidários, fundada em novembro de 2022, em São Paulo. A entidade reúne 18 instituições da sociedade civil, além da família Herzog: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor); Artigo 19; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Geledés; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Instituto Vladimir Herzog, Instituto Socioambiental (ISA); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e União Brasileira de Escritores (UBE).  Um arco de alianças formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Teatro da PUC, TV PUC, Pryzant Design, CDI e OBORÉ atua como parceiros realizadores.

O 47º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos tem o patrocínio da Petrobrás e do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

CONHEÇA TODAS AS PRODUÇÕES FINALISTAS DESTA EDIÇÃO

 

CALENDÁRIO

 

  • Sessão pública de julgamento e divulgação dos vencedores: 7 de outubro, terça-feira, das 14h às 18h. Transmissão ao vivo pelo Canal do Prêmio no YouTube

 

  • Roda de Conversa com os Ganhadores: 27 de outubro, segunda-feira, das 14h às 17h, no Tucarena (PUCSP) – Rua Bartira, 347 – Perdizes, SP

 

  • Solenidade de premiação: 27 de outubro, às 20h, no Tucarena (PUCSP) – Rua Bartira, 347 – Perdizes, SP.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

 

www.premiovladimirherzog.org

Instagram: premiovladimirherzog/

Facebook: premiovladimirherzog