A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) reuniu dirigentes sindicais de todo o país, na quinta (11/09), para fazer um balanço da campanha salarial de 2025 e iniciar a construção da Campanha Nacional Unificada 2026. O encontro revelou avanços significativos em diversos estados, com alguns reajustes acima da inflação, aumento de benefícios, como vale-refeição e abonos compensatórios, além de identificar pautas ainda em negociação e desafios para as entidades.
Durante a plenária, foi aprovado o cronograma de ações da próxima campanha nacional. Um questionário detalhado será enviado via circular aos sindicatos, com prazo de preenchimento até o dia 6 de outubro. O formulário reunirá dados sobre acordos e convenções coletivas, pisos salariais, percentuais de reajuste, benefícios, cláusulas sociais e documentos comprobatórios. A próxima plenária está marcada para 6 de novembro, quando serão apresentados os dados consolidados e definidos o tema da campanha 2026, bem como as pautas prioritárias, para o lançamento oficial no Congresso Nacional de Jornalistas, de 10 a 13 de dezembro.
Os relatos apresentados na plenária e um levantamento informal que já vinha sendo feito pela Secretaria de Mobilização, Negciação Salarial e Direito Autoral mostraram que, apesar de um cenário ainda difícil, houve conquistas importantes nas mesas de negociação. De todos os estados que fecharam acordos e convenções até agora, apenas em um o reajuste foi abaixo do INPC (era 5,32% e fechou com 5%). A maioria repôs integralmente as perdas e alguns conquistaram ganho real. Porém, dado à diferença de mês da data-base, 1/3 dos estados ainda está em processo de diálogo ou ainda não iniciaram as negociações, como MA, PE, RN, AM, AP, PA, RO e RR.
Um dos principais encaminhamentos da plenária foi a padronização e unificação das informações sobre as campanhas em todo o país. O questionário nacional vai permitir um retrato fiel das realidades enfrentadas, das cláusulas conquistadas e dos pisos salariais praticados em cada estado. A partir disso, será possível construir estratégias mais eficazes e fortalecer o discurso das entidades junto às empresas e à sociedade.
Campanha 2026 será lançada no Congresso Nacional
A plenária reafirmou a importância da mobilização entre os sindicatos, coordenada pela FENAJ, com maior uso das peças de comunicação nacional nas redes, participação ativa nas campanhas locais e foco na construção coletiva da pauta nacional.
O lançamento da Campanha Salarial Nacional Unificada 2026 acontecerá entre os dias 10 e 13 de dezembro, durante o Congresso Nacional de Jornalistas, que acontecerá em Brasília. Até lá, a FENAJ quer consolidar dados, fortalecer a mobilização e aprofundar a discussão sobre a unificação das datas-base em maio, proposta defendida por diversas entidades como forma de garantir maior coesão e força política.
Agenda de encaminhamentos
• 6 de outubro – prazo final para envio do questionário nacional
• 6 de novembro – realização da próxima plenária nacional
• 10 a 13 de dezembro – lançamento oficial da Campanha 2026 no Congresso Nacional dos Jornalistas