Quatro Sindicatos de Jornalistas definem nesta semana suas delegações ao XX ENJAI

243

enjai_internaCom a proximidade do XX Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), a realizar-se em Fortaleza de 1º a 3 de outubro, a maioria dos Sindicatos dos Jornalistas definirá sua participação nos próximos 20 dias. Nesta semana a mobilização dos profissionais deste segmento acontece em 4 estados. A FENAJ encaminhou aos sindicatos duas teses como contribuição ao debate.

Anfitrião do XX ENJAI, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará elegeu seus representantes ao evento nacional em assembleia geral que ocorreu após a realização de audiência pública na Assembleia Legislativa do estado, no dia 20 de agosto. A atividade contou com a contribuição da jornalista Sylvia Debossan Moretzsohn, professora da Universidade Federal Fluminense, que abordou as transformações da profissão de jornalista, a realidade dos locais de trabalho e as alterações nas condições de produzir informações de qualidade num cenário de novas tecnologias.

Vários Sindicatos de Jornalistas também já elegeram suas delegações, entre eles os do Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Alagoas e da região da Grande Dourados. Outros elegem suas delegações nos próximos dias. Em Santa Catarina a definição será no dia 28 de agosto, em assembleia geral após o seminário “A credibilidade da informação jornalística na era da comunicação digital. Os Sindicatos de Goiás e do Distrito Federal realizam seus Encontros nos dias 28 e 29. A eleição dos delegados do Sindicato dos Jornalistas Amazonas será em assembleia geral no dia 29 de agosto.

Em outros estados a definição será na primeira quinzena de setembro. Nos dias 11 e 12, em Porto Alegre, ocorre o 1° Fórum Gaúcho de Assessoria de Imprensa para o Setor Público. O evento faz parte da programação do Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (Eejai) promovido pelo Sindicato dos Jornalistas. Em São Paulo, o XXV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa será nos dias 11 a 13 de setembro.

Teses
A diretoria da FENAJ encaminhou nesta semana as teses “Conjuntura complexa e instável exige mobilização permanente” e “ENJAI para a capacitação dos jornalistas assessores” como guia dos debates e eventuais teses que forem aprovadas nas Assembleias, Encontros ou Congressos Estaduais, bem como as regras para teses aditivas, supressivas, substitutivas ou Avulsas de Sindicato, caso a temática abordada não esteja contemplada nas teses guia.

Elas deverão ser enviadas pelo e-mail teses.enjai2015@gmail.com até 1º de setembro de 2015. E passarão por avaliação e sistematização da Comissão Científica XX ENJAI e incluídas no caderno que será distribuído para todos os participantes.

Programação e inscrições
Com o tema “A credibilidade da informação jornalística na era da comunicação digital”, o XX ENJAI está com inscrições abertaspara observadores e delegados até 3 de setembro. As inscrições de delegados – eleitos em assembleia geral, encontro ou congresso até o dia 31 de agosto – e delegados estudantes devem ser encaminhadas pelos Sindicatos de Jornalistas, que devem atender a requisitos junto à FENAJ.

A programação do evento está disponível aqui .