Sindicato dos Jornalistas da Paraíba completa 65 anos

410

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) festeja nesta quarta-feira (31), 65 anos de fundação. A data será comemorada com um encontro, no próximo dia 03, na sede da instituição, marcando a retomada das atividades presenciais do Sindicato após os ataques criminosos que resultaram em destruição e furtos de equipamentos, mobiliário e danificação da estrutura física do prédio. O trabalho de recuperação e reposição dos danos está sendo viabilizado através de campanhas de doações.

Em reunião on-line extraordinária realizada no último dia 24, a diretoria também deu início às discursões a respeito da Campanha Salarial 2024/2025, sendo aprovada a convocação de assembleia geral ordinária para discussão e aprovação dos pontos de reivindicação da categoria. O edital de convocação já foi publicado no dia (26), no Diário Oficial Sindjor-PB e na edição do dia (27) do Jornal A União. A assembleia acontecerá no dia 30, às 19h, de forma on-line, e o link da plataforma será amplamente divulgado através de e-mail, redes sociais e no site institucional do Sindicato. Além dos pontos relacionados à Campanha Salarial, também será discutido e deliberado o valor da contribuição assistencial.

Na reunião da diretoria também foi aprovada, por maioria de votos, a prorrogação dos atuais mandatos da diretoria, conselho fiscal e conselho de ética por 180 dias. A medida foi necessária diante das dificuldades de operacionalização das atividades do sindicato diante das reformas na sede, campanhas de doações, campanha salarial, realização da corrida de rua e eleições internas da entidade. Na defesa do pedido de prorrogação dos atuais mandatos, o presidente do Sindjor-PB, Land Seixas de Carvalho, argumentou que o sindicato encontra-se atualmente sem condições financeiras, logísticas e de pessoal para dar conta de tantos eventos ao mesmo tempo, enfatizando os contratempos da recuperação da sede, que passa por reformas, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, ao mesmo tempo que organiza uma corrida de rua para arrecadar recursos, o que estaria inviabilizando conciliar esses eventos com uma campanha salarial e o processo eletivo, necessitando assim de uma prorrogação de mandatos para dar conta de toda a demanda.

Os argumentos do presidente foram acatados pelos demais dirigentes, que aprovaram a prorrogação dos mandatos por unanimidade, passando o término da atual gestão de 14 de abril para o dia 14 de outubro deste ano, e nesta ampliação de período, a atual gestão se comprometeu em realizar os eventos programados como a reativação total das atividades na sede do sindicato, realização da corrida de rua, manutenção da campanha de doações, campanha salarial e todo o processo eleitoral conforme o estatuto da instituição. “Vamos entregar uma sede muito mais moderna e funcional para a próxima gestão. Não serei candidato a presidente por já estar completando o segundo mandato neste cargo, assim, pretendo recuperar tudo o que foi destruído nos sinistros aos quais o sindicato foi vítima e deixar uma campanha salarial vitoriosa para a categoria”, ressaltou Land Seixas.

As comemorações pelos 65 anos do Sindicato acontecerão durante toda a manhã do sábado, dia 03, com uma confraternização aberta ao jornalista da Paraíba, quando será apresentado o resultado das obras de recuperação da sede, juntamente com o novo mobiliário e equipamentos que são resultados das campanhas de doações. “Não vamos poder realizar uma festa como o sindicato merece pelos seus 65 anos de lutas e vitórias, mas vamos promover um encontro com nossos companheiros de luta, um reencontro presencial depois de tanto tempo isolados pela pandemia e impedidos pelos sinistros criminosos dos quais fomos vítimas. Será uma confraternização simples mas cheia de significados, uma retomada da luta, um marco de resistência e renascimento” finalizou o presidente.