Sindicato promove Semana de Direitos Humanos

243

pomba_internaPara celebrar o Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10/12), o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro realiza, de 10 a 12 de dezembro, uma série de atividades. A programação inclui uma plenária, uma roda de conversa promovida pela Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) sobre o aumento do número de jovens negros assassinados no país e a cerimônia de instalação da Comissão da Verdade dos Jornalistas.

No dia 10, a partir das 11h, o Sindicato promove uma plenária para discutir as campanhas salariais dos jornalistas nos segmentos de impressos, Rádio e TV e assessoria de imprensa. Já no dia 11, a partir das 17h, a roda de conversa “Violência contra a juventude negra, mídia e direitos humanos” debaterá o papel da mídia na escalada de assassinatos de jovens negros no país. O evento terá a participação de Amir Oliveira Juniro, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e de Yedo Ferreira, do Movimento Negro Unificado.

O resgate da verdade escondida nos porões da ditadura militar sobre a repressão aos jornalistas e a censura, assim como as ligações dos patrões com o regime, serão as grandes contribuições à sociedade e à categoria da Comissão da Verdade dos Jornalistas do Rio. O colegiado, levado à frente pelo sindicato com o apoio de organizações de defesa dos direitos humanos, será inaugurado no dia 12 de dezembro, às 18 horas.

Os eventos serão realizados no auditório do sindicato, que fica na Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar, no Centro do Rio.

Com informações do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro