Sindijor Norte PR lança segundo livro do Projeto Memória: Orelha de Jegue, de Messias Mendes

516

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná (Sindijor Norte PR) vai lançar, nos próximos dias, o livro Orelha de Jegue, de Messias Mendes, em Maringá. A publicação faz parte do Projeto Memória, com livros de pessoas que fizeram história no jornalismo no Norte do Paraná. Todos os profissionais estão convidados a comparecer no Centro de Ação Cultural Márcia Costa, Avenida XV de Novembro, 514, às 19 horas do dia 25 de agosto.

Da esquerda para direita: jornalistas Victor Simião, secretário de Cultura de Maringá, Messias Mendes e Ricardo Andretto, secretário de Imprensa do Sindijor Norte PR

Messias Mendes, em Orelha de Jegue, conta sua história de nordestino que migrou, criança, para o Paraná. E de como foi seduzido pelo jornalismo. Jornalista histórico na Cidade Canção, “Mané” Messias Mendes é uma referência para todos profissionais. Este é o segundo livro editado pelo Projeto. Antes teve Jota Oliveira, com seu Cinquenta Anos de Jornalismo. Jota, um ícone do jornalismo londrinense, a rememorar fatos e histórias do jornalismo.

Tanto Messias Mendes, em Maringá, como Jota Oliveira, em Londrina, são jornalistas forjados nas redações, em uma época em que o ensino de jornalismo nas universidades apenas engatinhava. Um tempo em que os jornalistas aprendiam a profissão no exercício cotidiano dela.

Hoje os tempos são outros. E outras são as tecnologias. Nada mais de textos enviados por telex ou malotes dos jornais, das sucursais e correspondentes para a sede. As redes sociais encurtaram distâncias. As notícias hoje são compartilhadas quase em tempo real. Mas o essencial do bom jornalismo ainda é necessário. Como é necessário conhecer nossa história e de como o jornalismo sério e comprometido com a função social é vital. Especialmente quando notícias falsas tomaram conta das redes.

O Projeto Memória visa unir esses dois mundos. O passado do jornalismo no norte do Paraná com os dias atuais. Conhecer nosso passado é fundamental para construirmos o futuro do jornalismo. Um jornalismo que precisa, cada vez mais, estar do lado dos excluídos da sociedade atual.

Serviço

Lançamento do livro Orelha de Jegue, de Messias Mendes
LOCAL: Centro de Ação Cultural Márcia Costa (Sala Joubert Carvalho)
ENDEREÇO: Av. XV de Novembro, 514 – Zona 01, Maringá – PR
DATA: 25 de agosto
HORÁRIO: 19 horas