SinjorPA repudia agressões a equipe de reportagem da TV Vale do Xingu

434

O Sindicato de Jornalistas no Estado do Pará (SINJOR-PA) e a Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) vêm conjuntamente repudiar o constrangimento e as agressões verbais que a equipe de reportagem da emissora Vale do Xingu, filiada ao SBT em Altamira, sofreu na última quarta-feira, dia 1° de junho, na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Altamira.

O repórter Marinaldo Barros e o repórter cinematográfico José Ribamar da Silva Júnior foram insultados pelo servidor público e ex-locutor de rádio, Dino Silva, enquanto aguardavam para gravar uma entrevista com o gerente regional do Ciretran em Altamira, Eleandro Pereira. O servidor impediu que a equipe entrasse na sala do gerente, mesmo a entrevista tendo sido previamente agendada e autorizada pela assessoria de imprensa do Detran-PA.

Segundo os repórteres, Dino Silva falou em tom agressivo com a equipe na frente de várias pessoas no Ciretran acusando o repórter Marinaldo Barros de ser “mal-educado” e ainda expulsou do espaço o repórter cinematográfico José Ribamar, que se sentiu discriminado por ser negro, já que ele foi o único a ser retirado da sala. O repórter e o cinegrafista entenderam que a ordem para José Ribamar sair da sala teve cunho racista.

Cerceamento da liberdade de imprensa e discriminação racial, muitas vezes encoberta no Brasil, não podem ser tolerados jamais, muito menos no dia em que foi celebrado o Dia Nacional da Imprensa, dia 1º de Junho.

O SINJOR-PA está em contato os profissionais, que já registraram boletim de ocorrência, e encaminhará essa grave denúncia para a Ouvidoria do Detran-PA e para a assessoria de imprensa do órgão buscando explicações sobre o ocorrido. O Sindicato e a Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB também já se disponibilizaram a prestar assessoria jurídica profissional.

Belém, 02 de junho de 2022
Sindicato de Jornalistas no Estado do Pará (SINJOR-PA)
Comissão em Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB-PA