XXVII Prêmio Vladimir Herzog valorizou as lutas dos jornalistas

575

Nesta semana destacamos a cerimônia de entrega do XXVII Prêmio Vladimir Herzog, ocorrida dia 25 de outubro em São Paulo, por seu conteúdo de valorização das liberdades democráticas e direitos humanos. Registramos, também, o processo de inscrição de atividades ao VI FSM, atividades programadas pelo SJRS e o lançamento do Prêmio IBGC-Itaú de Jornalismo.

Defesa da democracia marcou a cerimônia do XXVII Prêmio Vladimir Herzog
A defesa da liberdade democrática e a importância da história recente do país marcaram, no dia 25/10, os discursos na entrega do XXVII Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, FENAJ, Arquidiocese de São Paulo, Comissão de Direitos Humanos da OAB e ABI. Mais de 600 pessoas prestigiaram o evento onde foram entregues prêmios e menções honrosas para 28 jornalistas. A cerimônia, realizada no Parlatino, resgatou os 30 anos da morte de Vlado na cela do DOI Codi em São Paulo.

O jornalista Audálio Dantas, presidente de honra da comissão organizadora do prêmio, destacou a importância de se relembrar a postura profissional de Vlado como exemplo de jornalismo e da relevância do prêmio, diante das carências da população brasileira. Já o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo abordou a luta em defesa da profissão e manifestou indignação sobre o tratamento dado ao projeto do Conselho Federal do Jornalismo, que segundo ele, era mostrado como censura à imprensa, contrariando o espírito de defesa dos direitos humanos e da cidadania que sempre marcou a atuação dos jornalistas. O presidente do SJSP e vice-presidente da FENAJ, Fred Ghedini, registrou que a violência e a desigualdade social permanecem presentes e precisam ser denunciadas. 

Inscrições de atividades ao FSM 2006 são prorrogadas
As inscrições de atividades no FSM 2006 policêntrico – que se realizará nas cidades de Bamako (Mali), Caracas (Venezuela) e Karachi (Paquistão), em janeiro de 2006 – foram prorrogadas até15 de novembro de 2005. É importante que as organizações não deixem a inscrição para a última hora, pois o sistema costuma ficar lento e instável por causa do excesso de acessos. Mais de 400 atividades já estão inscritas. Clique aqui e veja o passo a passo para saber mais ou fazer sua inscrição.

SJRS promove oficina e palestra
O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul promove, no início de novembro, duas atividades. A primeira é a Oficina de Direção de Arte para Cinema, que acontece nos dias 3, 4, 7, 8 e 9, das 19h às 22h, na sede da entidade (Rua dos Andradas, 1270, sala 133, em Porto Alegre). A oficina s_rá ministrada por Gilka Vargas e Iara Noemi. Mais informações pelo (51) 3228-9856, com Kátia, 9164-3004 com Laura, ou 9954-5034 com Letícia. Já no dia 5 de novembro, das 10h às 12h, no Auditório do Sindisprev, o Núcleo dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação do SJRS promove a palestra ‘Organização e planejamento em Assessoria de Comunicação’ com o Professor da Unisinos Paulo Zigler.

Lançado prêmio sobre governança corporativa 
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), com apoio do Banco Itaú, lançou a primeira edição do Prêmio IBGC-Itaú de Jornalismo. O objetivo do concurso é ampliar a cobertura do tema “governança corporativa” na imprensa e estimular os agentes econômicos a adotarem melhores práticas nesta área. Pode ser inscrito material jornalístico (artigos, reportagens ou ensaios em jornais, revistas, sites e agências de notícias) publicados entre 20 de outubro de 2005 e 31 de agosto de 2006. Mais informações site do IBGC, pelo e-mailpremioibgcitau@ibgc.org.br ou telefone (11) 3043-7008.