Dia do Jornalista será celebrado em todo país

Dia do Jornalista será celebrado em todo país

2155

Debates, atos políticos e confraternizações, organizados pelos Sindicatos da categoria, vão marcar o Dia do Jornalista em vários Estados brasileiros.

O Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) realiza, no dia 7 de abril, às 19 horas, o ato político cultural “Resistir e Lutar”. Na ocasião, o cantor Di Holanda apresenta o pocket show “Tributo a Belchior”, reinaugurando o Espaço Cultural SindBar. O momento marcará também o lançamento das campanhas salariais de mídia impressa e eletrônica.

“Desafiando o estado de exceção não declarado – em que jornalistas são demitidos por fazerem seu trabalho e o sigilo da fonte já não é mais respeitado -, é hora de somar forças e seguir na luta contra os ataques ferozes aos direitos de toda a classe trabalhadora”, afirma a presidenta do Sindjorce e 2ª tesoureira da FENAJ, Samira de Castro.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) iniciou a programação especial da Semana do Jornalista ontem (5), com a exibição de “Histórias de Arcanjo – um documentário sobre Tim Lopes”, seguido de debate sobre segurança e violência contra jornalistas.

Hoje à noite, também na sede do SJPMRJ, a categoria se reúne para debater a reforma da previdência. O debate terá a participação da deputada federal Jandira Feghali. Além de Jandira, debatem o tema a jornalista Flávia Oliveira, comentarista da Globonews, Virgínia Berriel, da Executiva Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Suzani Andrade Ferraro, membro da Comissão da Previdência Social da Ordem dos Advogados do Brasil seção Rio de Janeiro (OAB/RJ) e Margarida Pressburguer, advogada, ex-integrante da Comissão de Direitos Humanos do Alto Comissariado da ONU e atual membro da Comissão de Direitos Humanos do Instituto de Advogados do Brasil (IAB).

 

A programação da Semana do Jornalista no Rio de Janeiro encerra-se com uma confraternização, amanhã, a partir das 19 horas, também na sede do Sindicato.

No Paraná, a categoria comemora a data com um churrasco, no sábado, dia 8. Em Goiás, o Sindicato dos Jornalistas lançou, ontem, a campanha “Jornalista vale mais!”, que vai marcar a negociação salarial deste ano.

 

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, além de comemorar o Dia do Jornalista, também celebra o seu 80º aniversário. Um ato político será realizado dia 17, a partir das 19 horas, no Auditório Vladimir Herzog.

 

Já o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Região da Grande Dourados (Sinjorgran) promoverá, no sábado, um churrasco para confraternização dos comunicadores, familiares e amigos. O almoço começará às 11h, na sede da AdufDourados (Rua Arthur Frantz, n. 110, Jardim Universitário), que é apoiadora do evento, que tem como tema: “É na crise que a gente se une”. O objetivo é ressaltar a importância da atuação coletiva dos jornalistas, por meio do Sindicato, para a valorização da profissão e o combate à retirada de direitos trabalhistas.