O Rio de Janeiro vai ser a sede do 15º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação (Enjac). O encontro promovido pela Fenaj será de 22 a 25 de setembro e terá como tema central “O Mercado da Comunicação: oportunidades e desafios”. Um dos objetivos do evento é atualizar o Manual dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação, editado pela Federação.
Contribuições de alteração ao manual da Fenaj devem ser enviadas até o dia 12 de agosto. As inscrições de delegados (com direito à hospedagem, alimentação e traslados) será de R$ 200,00, não incluindo o transporte até o Rio de Janeiro. A ficha de inscrições pode ser obtida no site da FENAJ.
A delegação dos estados deverá ser eleita em Encontro, congresso Estadual ou em Assembléia Geral, proporcionalmente ao número de jornalistas em dia com suas contribuições nos sindicatos, a saber: a) até 300 sindicalizados, 4 delegados; b) de 301 a 1000 sindicalizados, 5 delegados; c) de 1001 a 2000 sindicalizados, 6 delegados e d) mais de 2001 sindicalizados, 7 delegados.
Veja, a seguir, a programação provisória do evento.
Encontro Nacional de Jornalistas em Assessorias de Comunicação 2005
PROGRAMAÇÃO PROVISÓRIA
Jornalistas no Mercado da Comunicação: Oportunidades e Desafios
22 a 25 de setembro de 2005 – Hotel Glória – Rio de Janeiro
22 de setembro – (quinta-feira)
14 horas – credenciamento, inscrições e entrega de material
19h30min – Solenidade de Abertura
Representante do Governo do Estado do RJ, Representante da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Presidente da Fenaj, Presidente do SJPMRJ
21 horas – Jantar
23 horas – Festa de abertura
23 de setembro – (sexta-feira)
07h às 09h – Café da manhã
09h às 09h30min – Regimento interno e eleição da mesa diretora
9h30min às 11h30min – PAINEL 1 – Assessoria de comunicação: jornalistas e RPs, quem é quem no dia-a-dia?
11h45min às 13h30min – PAINEL 2 – Assessorias brasileiras: como atuar no exterior?
13h30min às 15h – ALMOÇO
15h às 17h – Grupo de Trabalho 1 para Delegados
· Saúde dos jornalistas
· Formação de Preço no mercado da assessoria de comunicação
· O ensino da assessoria de comunicação nas universidades brasileiras
17h às 17h30min – Coffee-break
17h30min às 19h – Grupo de Trabalho 2 para Delegados
· Quem deve cuidar da Comunicação Interna? RH ou Assessorias?
· Organização empresarial da Ascom/ ética na concorrência
· A Ascom e a Responsabilidade Social
21h – JANTAR
24 de setembro – (sábado)
07h às 09h – Café da manhã
09h às 11h30min – PAINEL 3 – Como as assessorias devem atuar para conquistar espaço na mídia das capitais e do interior?
11h30min às 13horas – Grupo de Trabalho 3 para Delegados
· CFJ
· Organização sindical das Assessorias de Comunicação
· Revisão do manual de Assessoria
13h às 14h30min – ALMOÇO
14h30min às 16h15min – PAINEL 4 – O novo mercado da comunicação no Brasil com a participação das empresas estrangeiras.
16h15min às 17h – Coffee-break
17h às 19 horas – Plenária final
21h – JANTAR
25 de setembro – (domingo)
LIVRE