25ª Plenária Nacional do FNDC inicia hoje com debate sobre democratização da comunicação no contexto global

11

A 25ª Plenária Nacional do FNDC inicia hoje (28/06), no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. O tema da conferência de abertura é “Democratização da comunicação no contexto global: a disputa por políticas públicas digitais”. O conferencista será o sociólogo Sérgio Amadeu, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), especialista em tecnologia da informação, sociedade da informação e cidadania digital.

Antes da conferência, haverá uma mesa de abertura formada pelo coordenador-geral do FNDC, pela deputada federal Luiza Erundina e pelo ministro interino da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Laércio Portela. A programação prossegue até o domingo, dia 30 de junho.

No sábado (29/6), a programação começa com a roda de diálogo “Jornalismo e comunicação popular como instrumentos para o fortalecimento da democracia”, com Geremias Santos (presidente da Abraço Brasil), Samira Castro (presidente da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj) e Altamiro Borges, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. À tarde, a programação segue com mais duas rodas de diálogo: “Os desafios para a efetivação do sistema público de comunicação no Brasil” e “Regulação de plataformas digitais e das tecnologias emergentes no contexto mundial”. A primeira, com a participação do presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Jean Lima; e do diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB e da TVE Bahia, Flávio Gonçalves, além de um representante da Frente em Defesa da EBC.

Complementando a programação do sábado, a terceira roda de diálogo abordará o tema “Regulação de plataformas digitais e das tecnologias emergentes no contexto global”, com Ana Mielke, coordenadora do Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social e secretária de Formação do FNDC; João Brant, secretário da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM/PR) e Paula Guedes, do GT de Inteligência Artificial da Coalizão Direitos na Rede.

No domingo (30/6), a plenária deliberativa discutirá e aprovará o documento contendo a plataforma do movimento pela democratização da comunicação que será apresentado aos candidatos nas eleições municipais, o Plano de Lutas do FNDC até março de 2025. Está prevista a participação do pré-candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos.