NOTA DE REPÚDIO – Sindjor-MA repudia ameaças, intimidações e retaliações de agentes da Polícia Civil de Grajaú contra jornalista e veículo de comunicação.

51

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Maranhão (Sindjor-MA) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) vem a público manifestar seu mais absoluto repúdio às tentativas de intimidação, ameaça, perseguição e retaliação contra o exercício do jornalismo por parte de agentes da Delegacia da Polícia Civil do município de Grajaú, inclusive da delegada em exercício, Luanny Silva Reis, que, segundo relatos, age de forma intimidadora, inclusive com uso de armas de fogo, contra profissionais que exercem sua função social de informar.

O alvo das retaliações é o jornalista Ailton Assunção, do Jornal Grajaú Urgente, que se tornou vítima de situações de intimidação após desenvolver um trabalho investigativo e denunciar possíveis crimes, abusos e irregularidades atribuídos a autoridades e servidores da segurança pública do município de Grajaú, especialmente da Delegacia de Polícia Civil da cidade.

Durante dois anos e três meses, o profissional realizou um trabalho investigativo reunindo documentos, provas e ouvindo vítimas que relataram situações graves envolvendo agentes da segurança pública. As denúncias vão além de peculato, corrupção passiva e extorsão, chegando a menções a suposto grupo de extermínio.

O SINDJOR-MA e a FENAJ lutam pelo livre exercício do jornalismo e da liberdade de imprensa que é garantia constitucional e pilar da democracia. Agentes públicos devem proteger a sociedade e prestar contas de seus atos — jamais tentar silenciar aqueles que denunciam irregularidades e dão voz a pessoas que relatam possíveis abusos de poder.

É inadmissível que um jornalista passe a enfrentar intimidações e ameaças justamente por exercer sua função. O SINDJOR-MA e a FENAJ estarão ao lado dos profissionais jornalistas e exige que o Ministério Público do Maranhão, o Governo do Maranhão, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, a Ouvidoria da Polícia Civil e demais órgãos de controle adotem, com urgência, as providências cabíveis para apurar as denúncias e garantir a proteção do jornalista e de sua equipe.

O SINDJOR-MA E A FENAJ permanecerão acompanhando o caso e informam que todas as medidas legais cabíveis serão adotadas em defesa da liberdade de imprensa e dos profissionais da categoria.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Maranhão (Sindjor-MA)

Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)