A criação de uma Convenção Coletiva para os jornalistas que atuam em agências de comunicação foi discutida em reunião realizada dia 26 de agosto, durante o XX Encontro Estadual dos Jornalistas em Assessoria da Comunicação de São Paulo (ENJAC). Um Grupo de Trabalho com representantes da FENAJ e do Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social (Sinco) estudará a questão, que será debatida no XV ENJAC, no Rio.
Esta possibilidade foi discutida em reunião entre Sérgio Murillo de Andrade e Fred Ghedini, diretores da FENAJ, e Ênio Campói, Presidente do Sinco. Estima-se que hoje estejam constituídas no Brasil aproximadamente duas mil empresas no ramo de assessoria de comunicação. O Grupo de Trabalho com representantes de ambas as partes deverá analisar as questões jurídicas, relações trabalhistas e dados do mercado de trabalho, produzindo um relatório para análise mais ampla das entidades e seus filiados.
O presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, registra que este debate já vem acontecendo em alguns sindicatos do país, inclusive incorporando o segmento de agências de comunicação nas campanhas salariais. “Mas a perspectiva de uma Convenção Coletiva Nacional para o setor é inédita no país e por isso merecerá uma análise mais profunda no XV ENJAC”, destacou.