Representantes de jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) garantiram, nesta sexta-feira (8/8), em audiência pública na Câmara dos Deputados, o compromisso da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) de oficiar a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), a direção da EBC, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para discutir a aprovação e implementação do Plano de Cargos e Remuneração (PCR) da empresa. A deputada também irá cobrar a realização de concurso público para recompor o quadro de pessoal.
O debate foi solicitado por Erika Kokay diante da necessidade de avançar nas negociações sobre o novo PCR, demanda histórica dos trabalhadores da EBC, e de enfrentar a defasagem de pessoal causada pela perda de cerca de 700 profissionais na última década.
Participaram da audiência a presidenta da FENAJ, Samira de Castro; os diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Gésio Passos; do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Carol Barreto e Virgínia Berriel; e do Sindicato de São Paulo, Eduardo Viné.
Para Samira de Castro, a valorização dos trabalhadores é estratégica para o fortalecimento da comunicação pública.
“A comunicação pública não é favor, é direito do povo brasileiro. E o fortalecimento da EBC, a partir do seu material humano, que são os trabalhadores, é fundamental para o enfrentamento à desinformação, ao negacionismo e ao discurso de ódio que imperam na sociedade”, afirmou.
A FENAJ reforça que seguirá acompanhando os desdobramentos dos encaminhamentos e cobrando soluções concretas para garantir a qualidade e a independência do jornalismo público no Brasil.
Fotos: Kayo Magalhães/ Agência Câmara