Campanha cresce com proximidade do julgamento de recurso no STF

641

ato_diploma_rio_2Fortalecido após a intensa mobilização em todo o país, na expectativa de que a votação do Recurso Extraordinário RE 511961 ocorresse no dia 1º de abril, o movimento em defesa do diploma articula novas ações para sensibilizar os ministros do Supremo Tribunal Federal a manterem o requisito para o exercício profissional do Jornalismo. O objetivo é ampliar o apoio social ao movimento e preparar novo ato público nacional e vigílias nos estados para o período em que a ação voltar à pauta do STF. A Coordenação da Campanha alerta que especulações sobre a nova data são prejudiciais ao movimento.

Mesmo após a mobilização que se concentrou nos dias 31 de março e 1º de abril, em praticamente todos os estados, diversas atividades prosseguem inclusive neste 7 de abril, Dia do Jornalista. Em duas tele-reuniões realizadas nesta segunda-feira (06/04) a Coordenação da Campanha e a Executiva da FENAJ avaliaram que a disposição de luta demonstrada pelos apoiadores da defesa do diploma gerou a perspectiva de ampliação do movimento para o próximo período. “Temos certeza que o próximo Ato Nacional e mobilizações nos estados serão ainda maiores”, diz Valci Zuculoto, da Coordenação da Campanha.

Entre as orientações às entidades que participam do movimento para o próximo período constam a busca de mais apoio parlamentar e de personalidades e entidades de expressão nacional e regional, realização de audiências públicas nos estados, e a ocupação de espaços na imprensa com artigos e manifestações em defesa do diploma.

“Nossa dinâmica agora é de vigília permanente em todo o país para as manifestações regionais e ida a Brasília assim que for marcada nova data do julgamento”, conta Valci, adiantando que um novo folder e peças da campanha estão sendo preparados. O estímulo ao envio de mensagens aos ministros do STF é outra orientação que prossegue. A sugestão de texto a ser enviado aos ministros, bem como seus respectivos e-mails podem ser acessados aqui.

Apoios postados
A FENAJ comemorou, na semana passada, mais de três mil apoios à campanha em defesa do diploma postados em seu site. As mensagens serão impressas para posterior entrega ao STF. O mesmo movimento foi feito em setembro de 2008, quando a Federação entregou ao Supremo mais de 20 mil apoios coletados em um abaixo-assinado em defesa do diploma que circulou nacionalmente.

“Estas manifestações, aliadas à pesquisa realizada pelo Instituto Sensus, onde mais de 70% das pessoas consultadas manifestaram-se favoráveis a continuidade da exigência do diploma para o exercício da profissão são provas inquestionáveis do apoio da sociedade a esta luta”, avalia o presidente da Federação, Sérgio Murillo de Andrade.

Cuidado com especulações
Após a retirada do Recurso Extraordinário RE 511961 da sessão do STF, no dia 1º de abril, informações incorretas divulgadas em diversos veículos de comunicação sobre a data de retorno da ação à pauta provocaram um clima de instabilidade. Uns apontaram que isto ocorreria no dia seguinte, outros apontaram que isto ocorreria no dia 15 de abril, data anteriormente anunciada para a retomada do julgamento da ação sobre a Lei de Imprensa. A própria FENAJ alertou a Rádio Justiça, que permaneceu com informação equivocada sobre o tema em seu site até a tarde do dia 2 de abril.

“Especulações só provocam tumulto”, alerta Valci Zuculoto. Quando a nova data de julgamento do recurso contra o diploma for definida oficialmente a FENAJ será comunicada, pois é uma das partes envolvidas no processo. “Por isso as pessoas devem acompanhar as informações contidas no site e nos boletins da Federação”, orienta.

Fórum de Professores
Outro momento importante de fortalecimento da campanha será o 12º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, a realizar-se em Belo Horizonte, de 17 a 19 de abril, com o tema “O ensino de jornalismo nas universidades: impactos na prática profissional e conquistas para a sociedade”. Sérgio Murillo registra que os professores “são parceiros fundamentais nesta luta em defesa da formação acadêmica com qualidade, de nossa regulamentação profissional e do exercício do jornalismo com ética e compromisso com a sociedade. Por isso a Federação está dando todo apoio possível ao evento “e nele a campanha em defesa do diploma terá grande destaque”, assegura Murillo.

Antecedendo a abertura do 12º ENPJ, às 16h do dia 17 de abril, a FENAJ realiza o 8º Pré-Forum, debatendo o tema “Políticas de relação entre área acadêmica e movimento sindical dos jornalistas: avanços necessários para a defesa e consolidação do campo do Jornalismo”.