Campanha ganha força em todo o país

243

imagem_interna_125No mês nacional de luta em defesa do diploma e do jornalismo de qualidade, a mobilização cresce em diversos estados. A coordenação da “Campanha pela Informação de Qualidade: em defesa da formação e regulamentação profissionais dos jornalistas” prepara novos materiais para ampliar o movimento.

Para marcar o mês de luta pela mobilização da categoria em defesa do Diploma para um jornalismo de qualidade, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio promoveu, no dia 14 de abril, uma festa para comemorar o Dia Nacional do Jornalista. A confraternização aconteceu em um estúdio fotográfico, cercado pela Mata Atlântica, na Ladeira Mundo Novo, em Botafogo.

A defesa da profissão de jornalista foi a pauta da sessão especial realizada no dia 9 de abril na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Os 20 deputados presentes apoiaram o envio de uma moção, com abaixo assinado em anexo, ao Supremo Tribunal Federal (STF) para defender a exigência do diploma no exercício da profissão.

No Paraná, o 6º Churrasco do Dia do Jornalista ocorreu neste domingo (15/04), na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB Curitiba. O Sindicato dos Jornalistas do Paraná e a categoria comemoraram, também, o ingresso de mais uma entidade na campanha pela exigência da formação específica para o exercício da profissão de jornalista: o Sindicato dos Advogados do Estado do Paraná.

Em São Paulo, a Comissão Estadual de Qualidade de Ensino do Sindicato dos Jornalistas (Ceqej) e a Associação Brasileira de Escolas de Comunicação Social (Abecom) promoverão, no próximo dia 20, às 14h30, no auditório do Sindicato dos Jornalistas, um debate com estudantes sobre a exigência do diploma para o exercício do jornalismo e as estratégias da entidade contra os recentes ataques contra a profissão. O debatedor será o vice-presidente da FENAJ, Fred Ghedini.

A luta em defesa da formação e regulamentação dos jornalistas prossegue, agora com novos materiais. Além de debates, coleta de assinaturas no abaixo-assinado e das moções de apoio, está disponível no site da FENAJ um “spot” de rádio, divulgando a campanha, produzido numa parceria entre a FENAJ, o FNPJ e o Sindicato dos Jornalistas do Pará. A Coordenação Nacional da Campanha propõe que os Sindicatos de Jornalistas o disponibilizem nas suas páginas e procurem as emissoras públicas de seus estados para veiculação.

Também está sendo produzido um jornal específico sobre o tema voltado aos estudantes, que deverá ser distribuído nacionalmente em breve.