Congressos dos jornalistas do Rio de Janeiro e Pernambuco ocorrem neste final de semana

208
rio_internaLançado oficialmente na semana passada, durante a Conferência Rio+20, o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontece entre os dias 7 e 10 de novembro, em Rio Branco, no Acre, tem seu processo preparatório ampliado. Neste final de semana serão realizados os congressos estaduais dos jornalistas do Rio de Janeiro e de Pernambuco.

Com o tema “Os Desafios do Jornalismo e sua Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável”, o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, foi lançado no dia 20 de junho, durante a Rio+20, no espaço Tom Jobim do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, em atividade que contou com a participação de dirigentes sindicais dos jornalistas do Acre, Município do Rio de Janeiro, Ceará e Alagoas.

Na oportunidade, diretores da FENAJ comentaram a relação da comunicação com o meio ambiente. “O congresso vai debater não só a responsabilidade do jornalista diante das questões ambientais, mas também outras bandeiras atuais da categoria”, destacou a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e 2ª vice-presidente da FENAJ, Suzana Blass. Entre estas bandeiras estão a PEC dos Jornalistas, que retorna com a obrigatoriedade do diploma, a federalização dos crimes contra jornalistas e o piso salarial nacional da categoria.

Angela Marinho, diretora de Cultura e Eventos da FENAJ e integrante da Comissão de Ética dos Jornalistas do Ceará, destacou que as expectativas da FENAJ são muito grandes por reunir os jornalistas brasileiros para discutir sustentabilidade em plena Amazônia. “Além de divulgar, os jornalistas precisam assumir, enquanto cidadãos, práticas em respeito ao meio ambiente no dia a dia. Precisamos também dar exemplo”, afirmou.

Diretora e porta-voz do Sindicato anfitrião do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, a vice-presidente Regional Norte da FENAJ, Jane Vasconcelos, fez as honras da casa. “Convidamos a todos os jornalistas a participarem deste momento, conhecerem um pouco mais sobre a Amazônia e conhecerem o Acre, um Estado que tem uma história de lutas ambientais, terra de Chico Mendes, onde o desenvolvimento sustentável já gera frutos. É importante discutirmos um tema tão atual e que é exigido de nós a cada dia, com mais profundidade”, disse.

Em paralelo ao 35° Congresso, será realizado o V Encontro de Jornalistas de Imagem, com abertura também no dia 7 de novembro. Para conferir a programação do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, clique aqui.

Preparação
Os Sindicatos de Jornalistas prosseguem com seu processo preparatório ao 35º Congresso Nacional. O IV Congresso Estadual de Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro acontece de 29 de junho a 1º de julho, na Pousada da Associação dos Servidores Fazendários (Assefaz), em Maricá. Com o tema “O Jornalismo, o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável no Estado do Rio de Janeiro” (mais informações aqui), as atividades contarão com as participações do jornalista, escritor e ambientalista Vilmar Berna, de Carlos Gontijo (Águas do Brasil) e Milena Almeida (Agência 21), entre outros.

Também neste final de semana (29 e 30) ocorre o 7º Congresso Estadual de Jornalistas de Pernambuco, no auditório Capiba, do Centro Universitário Maurício de Nassau, em Recife. Com o tema “Mídias digitais, novas plataformas de interação e condições de trabalho”, o evento contará, entre seus palestrantes, com as participações de Franklin Martins, comentarista político e ex-ministro da Comunicação Social, Luciano Suassuna, diretor de jornalismo do portal IG e Reaseann Kennedy, da rádio CBN/Brasília. Também participam Mônica Paula, do Instituto Internacional de Ciências Sociais, e Juliano Domingues, da Universidade Católica de Pernambuco.

E no Rio Grande do Sul, o 35º Congresso Estadual dos Jornalistas está programado para os dias 13 e 14 de julho, no Teatro Dante Barone (AL/RS), em Porto Alegre, com o tema “O Jornalismo e as Novas Plataformas de Comunicação Como Agendamento da Opinião Pública”. Os debates e palestras contarão com contribuições de Edgar Lisboa, Rodrigo Lopes, Luis Cláudio Cunha, Carolina Bahia, Paulo Gilvane, Flavio Fachel, Zelia Leal Adghirni, Francisco Karan e Demétrio de Azeredo Soster Para informações adicionais, clique aqui.