Democratização da mí­dia na pauta da categoria

891

not013Esta edição do Boletim da Fenaj destaca a mobilização em torno do Dia pela Democracia da Mí­dia – 18 de outubro – e Dia Nacional contra a Baixaria na TV – 17 de outubro – quando a campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania” e o FNDC propõem que os aparelhos de televisão sejam desligados por uma hora, entre 15h e 16h. É, segundo os organizadores, “um gesto, uma ação de protesto para que o conteúdo das emissoras seja melhorado em respeito aos direitos humanos e à cidadania”.

A Fenaj tem estado, nos últimos 20 anos, na linha de frente da luta pela democratização da comunicação no Brasil. Percebemos, corretamente, que essa luta tem um papel estratégico para a organização da nossa categoria e integra um esforço permanente de implantação e consolidação da democracia no Paí­s. Temos defendido também, há algum tempo, que tão importante quanto a desconcentração da propriedade é a preocupação sobre os conteúdos veiculados, especialmente, pela mí­dia eletrônica de massa. Defendemos uma concepção moderna de direito à comunicação que preveja a participação e incidência do público no processo informativo. Daàa relevância de espaços como o Conselho de Comunicação Social, serviços de atendimento ao leitor/telespectador, conselhos editoriais com participação da sociedade e de campanhas como “quem financia a baixaria é contra a cidadania.”.

A Fenaj não só apóia, como está empenhada no sucesso do Dia Nacional contra a Baixaria e do Dia pela Democracia da Mí­dia.

A Diretoria