Diretora da FENAJ apresenta estudo sobre entidades dos jornalistas da AL e Caribe

685

Em reunião da Federação dos Jornalistas da América Latina e do Caribe (FEPALC) realizada na semana passada em Lima (Peru), foi apresentado o resultado de uma pesquisa elaborada pela paraense Carmen Silva sobre a realidade das entidades sindicais dos jornalistas e trabalhadores da comunicação da América Latina. A pesquisa será disponibilizada aos interessados após a elaboração da versão final.

Diretora da FENAJ e secretária de Ação Política e Gremial da FEPALC, Carmen Silva realizou a pesquisa “Entidades Sindicais da América Latina e do Caribe: Perfil, Atuação, Desafios e Propostas” em 2006, aplicando um questionário com 43 perguntas qualitativas para aprimorar políticas para a área de comunicação e a atuação em defesa dos trabalhadores do setor. Na reunião, Carmen apresentou, também, dados sobre a realidade profissional dos jornalistas brasileiros apurados pelo Departamento de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ.

Das 13 entidades associadas à FEPALC, sete se prontificaram a responder a pesquisa, um índice de retorno de 54%, avaliado como um universo representativo, já que abrange diferentes sub-regiões: México (América do Norte), Honduras e Costa Rica (América Central), Venezuela, Paraguai, Uruguai e Brasil (América do Sul).

Carmen Silva conta que a idéia é ter um desdobramento deste trabalho num segundo momento, com a participação das entidades que ainda não responderam a pesquisa. A versão da pesquisa apresentada na reunião da FEPALC em Lima foi preliminar. Após os debates, a jornalista debruça-se agora na redação final. A FENAJ disponiblizará a pesquisa aos jornalistas brasileiros no seu site assim que o estudo estiver concluído.