EBC e empregados avançam no debate sobre Plano de Cargos e Salários

590
No dia 13 de março representantes dos Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas do DF e a Comissão de Empregados da Empresa Brasil de Comunicação reuniu-se com a direção da empresa para discutir o novo Plano de Cargos e Salários. Definiu-se a realização de duas reuniões por semana para adiantar o debate sobre o PCS. Acompanhe, também, informações sobre a movimentação do Sindicato do ES para combater a sobrecarga de trabalho no jornal A Gazeta e sobre o apoio dos jornalistas do Infoglobo, no Rio, à adoção do cartão de ponto para controle de jornada.

Quanto ao Plano de Cargos e Salários dos empregados da EBC, há expectativa de que os debates sejam concluídos brevemente. Com este objetivo, nas próximas duas semanas as reuniões serão às quartas e sextas-feiras. Quatro pontos serão temas das reuniões: pisos salariais, estrutura das carreiras, reenquadramento e política de avaliação e promoção. Para mais informações, clique aqui.

No ES A Gazeta sobrecarrega jornalistas e não para horas extras
Preocupada com a sobrecarga de trabalho dos jornalistas do jornal A Gazeta após a demissão de 12 profissionais nos últimos quatro meses, a direção do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo estuda medidas para garantir os direitos da categoria. Com o “enxugamento” da redação do jornal, muitos profissionais estão cumprindo jornada superior a sete horas por dia, sem receber pelas horas excedentes. “O não-pagamento de horas extras é ilegal”, diz Suzana Tatagiba, presidente do Sindicato. Além de combater tal ilegalidade, a direção da entidade considera que a melhor alternativa é o jornal contratar mais jornalistas. O Sindicato vai cobrar oficialmente a regularização da situação e, caso isso não ocorra, denunciará o abuso ao órgão regional do Ministério do Trabalho e solicitará fiscalização na empresa.

Jornalistas do Rio apóiam cartão de ponto para controle de jornada
Em concorrida assembléia convocada pelo Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, no dia 11 de março, jornalistas do Infoglobo (O Globo, Extra e Expresso) apoiaram a proposta de implantação do cartão de ponto para controle das horas trabalhadas. A diretoria da entidade e os representantes dos departamentos Jurídico e de Recursos Humanos do Infoglobo discutem um cronograma para a implantação do cartão de ponto.