FENAJ alerta que proposta de Diretrizes Curriculares não está concluída

387

Em comunicado expedido nesta segunda-feira (6/7) aos 31 Sindicatos de Jornalistas e à Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas, a FENAJ alerta que, ao contrário do que divulgaram alguns veículos de comunicação, a proposta de diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo da Comissão de Especialistas do MEC ainda não está definida. Em fase de finalização, o relatório da Comissão deverá ser encaminhado ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para posterior encaminhamento ao Conselho Nacional de Educação.

“A Comissão está, sim, na etapa de finalização, mas ainda consultando entidades do campo do Jornalismo e área da Comunicação, entre as quais a FENAJ, para os últimos ajustes. Somente após isso é que entregará sua proposta ao MEC. E o ministério, por sua vez, é que encaminhará ao Conselho Nacional de Educação, ao qual cabe a aprovação final”, esclarece a diretora do Departamento de Educação da FENAJ, Valci Zuculoto.

O documento encaminhado aos Sindicatos critica que, “por equivoco ou oportunismo”, alguns veículos da grande imprensa estão divulgando a volta do estágio em moldes anteriores à regulamentação de 1979 e o mestrado profissional como porta de acesso ao exercício do Jornalismo. Até que as novas Diretrizes sejam aprovadas na sua instância final, o Conselho Nacional de Educação, e entrem em vigor, a orientação da FENAJ é para que os Sindicatos continuem negociando com escolas, empresas e instituições a aplicação do Programa Nacional de Estágio Acadêmico da entidade.

A FENAJ prossegue defendendo, junto à Comissão de Especialistas do MEC, as sugestões que enviou ao longo do processo de consulta e audiências públicas, todas com base em deliberações da categoria dos jornalistas. Após receber o documento final da Comissão, a Federação dará conhecimento a todos os Sindicatos e debaterá procedimentos para acompanhamento e intervenção no restante do processo de definição das novas Diretrizes Curriculares.

Futuro dos cursos de Jornalismo em debate
A UFPR e a Unicentro promovem nesta quarta-feira, dia 8, às 16h30, no Departamento de Comunicação da UFPR, em Curitiba, um debate com o professor José Marques de Melo sobre o futuro dos cursos de Jornalismo no Brasil, após a decisão do STF extinguindo a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. Marques de Melo preside a comissão nacional do MEC que está revisando as diretrizes curriculares nacionais da área.