FENAJ prorroga prazo para contribuições ao debate do Código de Ética

212
Foi prorrogado para 28 de fevereiro de 2007 o prazo para os sindicatos dos jornalistas e a sociedade apresentarem contribuições para reformulação do Código de Ética dos Jornalistas brasileiros. Até esta data estará disponível no site da FENAJ o sistema de consulta pública que recebe contribuições para a reformulação. A atualização do Código de Ética ocorrerá em Congresso Extraordinário que a FENAJ realizará em agosto, em Vitória (ES).

A Comissão de Sistematização solicita às entidades que já enviaram colaborações durante o ano de 2006, antes ou durante o Seminário Nacional de Ética de Londrina e o Congresso Nacional dos Jornalistas de Minas Gerais, que as encaminhem novamente através do sistema de consulta pública para que sejam enquadradas nos respectivos artigos do atual Código ou sejam avaliadas como novos dispositivos a serem incluídos. Depois de 28 de fevereiro, as contribuições que não forem reenviadas através do sistema de consulta serão enquadradas segundo avaliação da Comissão.

Depois desse prazo, iniciará o estudo da comissão sobre as sugestões apresentadas e, portanto, a avaliação de novas contribuições não será assegurada. Os membros da Comissão já preparam o processo de sistematização das contribuições, que serão classificadas por categoria (aceito, considerável e descartável).

A sistematização classificatória deverá ser feita um dia antes ou um dia depois do XVI ENJAC, a ser realizado em Fortaleza entre s dias 29 de março e 1º de abril. Depois, provavelmente em abril, haverá uma reunião presencial e deliberativa dos membros da Comissão no Rio de Janeiro ou Brasília, onde reside a maioria de seus membros. Após a sistematização, a proposta de atualização será remetida aos sindicatos, para debates preparatórios ao Congresso Extraordinário dos Jornalistas.