FENAJ, Sindicatos, FNPJ e SBPJor realizam seminários sobre reforma universitária

202

Em reuniões durante o 8º FNPJ, em Maceió, os dirigentes da FENAJ, Sindicatos, FNPJ e SBPJor decidiram realizar seminários conjuntos para discutir a reforma universitária em todo o paí­s. Estes seminários, que podem ser estaduais ou locais, devem envolver professores, estudantes, pesquisadores e profissionais do jornalismo, culminando com um Seminário Nacional, a ser realizado em Brasí­lia, dia 11 de agosto.

Estas promoções estaduais terão como base o documento conjunto das entidades já entregue ao MEC, intitulado “Contribuições do campo do Jornalismo ao debate sobre o Anteprojeto da Lei de Educação Superior”.

As entidades tomaram a decisão porque estão preocupadas com diversos pontos da reforma universitária que vão trazer prejuí­zos não só à formação especí­fica em jornalismo como, por conseqüência, ao próprio exercí­cio profissional. Isto porque ao modificarem a formação, repercutem diretamente, entre outros exemplos, na regulamentação profissional dos jornalistas.

Para organizar os seminários locais, os Sindicatos devem se unir aos dirigentes da FENAJ, FNPJ e SBPJor em cada estado. Uma comissão indicada pelas entidades está com a responsabilidade de organizar nacionalmente este trabalho conjunto. Integram a comissão: Suzana Tatagiba (Depto de Educação da FENAJ), Edson Spenthof (diretor do FNPJ) e Elias Machado (presidente da SBPJor).