Homenagem, regulamentação e encontro de Jornalistas de Imagem marcam evento

449

As atividades dos Jornalistas em Ouro Preto contaram com momentos de emoção, comemoração e organização de segmentos da categoria. Entre elas, houve homenagem ao jornalista e ex-diretor da FENAJ, Daniel Herz, o anúncio da aprovação, no Senado, do Projeto de Lei Complementar (PLC) 79/04 e o IV Encontro Nacional de Jornalistas de Imagem.

Saudades do guerreiro
Falecido no dia 30 de maio de 2006, o jornalista e ex-diretor da FENAJ, Daniel Koslowski Herz foi homenageado na abertura do 32º Congresso Nacional da categoria. Primeiro, o coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e Secretário Geral da FENAJ, Celso Schröder, fez um resgate da importância de Daniel em diversos momentos das lutas específicas dos jornalistas e no movimento nacional pela democratização da comunicação e da sociedade brasileira. Seguiram-se um minuto de silêncio e a exibição de um vídeo sobre Daniel Herz elaborado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina em parceria coma FENAJ. Uma edição especial do jornal laboratório “Zero”, também do curso de Jornalismo da UFSC, contando a trajetória de Daniel Herz, circulou entre os congressistas.

Já o anfitrião Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais preparou uma extensa programação cultural e gastronômica para a abertura do evento, que foi o maior de todos os congressos já realizados pelas entidades sindicais dos jornalistas, com mais de 700 inscritos. Apresentações musicais, de dança, comidas típicas e a insubstituível cachaça mineira, abrilhantaram a abertura do evento, numa festa que se estendeu pela madrugada.

Atualização da regulamentação profissional
O presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, fez na abertura do evento, uma abordagem sobre as principais demandas dos jornalistas brasileiros na atualidade. Ele apresentou ao plenário uma moção a ser encaminhada ao presidente da República, reivindicando a imediata sanção, sem vetos, do Projeto de Lei Complementar 79/04, que foi aprovado pelo Senado no dia 4 de julho e atualiza a regulamentação profissional da categoria. A moção foi aprovada por aclamação.

Murillo também se referiu à postura do governo, que estabeleceu por decreto definições sobre a TV Digital no Brasil incorporando o padrão japonês. Ele criticou o governo, entendendo que tal posição não colabora para a democratização da comunicação e para a inclusão social no Brasil. “Infelizmente o governo preferiu subordinar-se aos interesses privados dos radiodifusores e aos interesses comerciais das indústrias japonesas, não ouvindo os movimentos sociais”, disse.

Jornalistas de Imagem
Antecedendo a abertura do Congresso, também no dia 5 de julho, repórteres fotográficos, cinematográficos, diagramadores e ilustradores realizaram, na Estalagem das Minas Gerais, em Ouro Preto, seu IV Encontro Nacional de Jornalistas de Imagem. No evento foram definidas propostas que serão submetidas à apreciação dos delegados dos estados nas Plenárias deliberativas do 32º Congresso Nacional da categoria.