Inscrições ao XVI ENJAC terminam sexta-feira

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Encerra-se nesta sexta-feira (23/3) o prazo de inscrição de delegados, observadores e teses ao XVI Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), que será realizado em Fortaleza (CE), de 29 de março a 1º de abril. Faltando pouco mais de uma semana para o evento, a Comissão Organizadora informa que faltam apenas alguns detalhes para este que será um dos maiores eventos já realizados pelos jornalistas brasileiros.

Poucos dos 31 Sindicatos dos Jornalistas brasileiros ainda não confirmaram suas presenças no XVI ENJAC. A informação quanto às delegações é que precisa ser acelerada, pois se encerra na sexta-feira e é preciso assegurar boa recepção e hospedagem aos participantes. Condições para isso não faltam, pois o Centro de Convenções do Hotel Porto D’Aldeia Resort é excelente. Mas quanto mais rápido os Sindicatos encaminharem as informações necessárias, maiores serão as possibilidades de evitar contratempos. As inscrições devem ser feitas através do site www.viadecomunicacao.com e mais informações podem ser obtidas pelo fone (85) 3262.7230.

Também com relação à inscrição de teses, que devem ser encaminhadas pelos Sindicatos ou por seus delegados eleitos, o prazo de envio até o dia 23 de março é fundamental para assegurar que elas sejam reproduzidas e distribuídas a todos os participantes.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Deboráh Lima, assegura que a entidade anfitriã está fazendo de tudo para que, além da vasta programação científica, o evento seja atrativo em programação cultural. “Tudo está praticamente pronto, o que falta é substituir alguns palestrantes que, infelizmente, não poderão comparecer porque surgiram alguns imprevistos de última hora”, diz.

Veja, a seguir, a programação do evento.

Programação do XVI ENJAC

29 de março (quinta-feira)

12h30min às 14 horas – credenciamento, inscrições e entrega do material

14 às 18h20min – Oficinas paralelas 14 às 16 horas

Oficina 1 – Planejamento em Assessoria de
Comunicação

Oficina 2 – Gerenciamento de crises de imagem

Oficina 3 – Assessoria de comunicação nas grandes corporações

16 horas – Coffee Break

16h20min às 18h20min – Oficinas paralelas

Oficina 4 – Como produzir guias de fontes e manuais de relacionamento com a Imprensa

Oficina 5 – Criação de espaços alternativos de divulgação

Oficina 6 – Comunicação pública – enfrentando os desafios de uma assessoria

19h30min – Cerimônia de abertura

20 horas – Conferência: “Os desafios do jornalista na comunicação organizacional”
Conferencista: Jorge Duarte, assessor especial da Subsecretaria de Comunicação Institucional (Secom) da Secretaria-Geral da Presidência da República.

22 horas – Festa de abertura

30 de março (sexta-feira)

07 às 08 horas – Café da manhã

08 às 08h30min – Regimento interno e escolha da mesa diretora

08h30min às 10h30min – PAINEL 1 – Regulamentação da função de assessor de imprensa e a luta pela formação específica em jornalismo
Painelistas:
– Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Federação Nacionaldos Jornalistas (FENAJ)
– Valci Zuculoto, coordenadora do Grupo de Trabalho da Campanha Nacional em Defesa do Diploma
Coordenação: Déborah Lima, presidente do Sindicato dos Jornalistas no Ceará (SINDJORCE)

10h30min às 10h50min – Coffee Break

10h50min às 12h50min – PAINEL 2 – Jornalistas de redação e jornalistas de assessoria: gerando confiança e credibilidade
Painelistas:
– Almir Freitas, professor da disciplina de assessoria de imprensa da PUC-RS
– Cristina Serra, repórter da TV Globo
– Marcos André Borges, conselheiro do Sindicato Nacional das Agências de Comunicação
– Coordenação: Mauro Costa, sócio da AD2M Engenharia de Comunicação
12h50min às 14h50min – Almoço

14h50min às 16h50min – Grupos de trabalho paralelos

GT 1 – Assessoria de Imprensa no serviço público – a questão da jornada e do enquadramento funcional
– Claudismar Zupirolli, assessor jurídico da Fenaj
– Luiz Antônio Bernardes, advogado

GT 2 – Mercado das agências de comunicação – a proposta da Convenção Coletiva Nacional
– Luiz Roberto Serrano, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação Social (SINCO) e presidente da Comissão de Ética da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM)
– José Augusto Camargo, presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

GT 3 – O desafio de trabalhar como autônomo – a carga tributária, a gestão e a terceirização
– Mara Ribeiro, coordenadora da Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
– Carlos Henrique Carvalho, secretário-executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM).

16h50min às 17h10min – Coffee-break

17h10min às 19h10min – Grupos de trabalho paralelos

GT 4 – Formação acadêmica – assessoria de comunicação e projetos pedagógicos
– Juliano Maurício de Carvalho, vice-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNJP).
– Almir Freitas, professor da PUC-RS.

GT 5 – Assessores de comunicação, a nova regulamentação profissional e o conflito com os relações públicas
– Sérgio Murillo de Andrade, presidente da FENAJ
– Ana Lúcia Romero Novelli, secretária-geral do Conselho Federal dos Relações Públicas (CONFERP)
– Claudismar Zupirolli, assessor jurídico da FENAJ
– Carlos Chagas, assessor jurídico do Sindjorce

19h30min – Happy hour

31 de março (sábado)

07 às 08 horas – Café da manhã

08 às 10 horas – PAINEL 3 – A presença do assessor de comunicação no novo Código de Ética e o projeto do Conselho Federal de Jornalistas
Painelistas:
– Aloísio Lopes, coordenador da Campanha Nacional em Defesa do CFJ
– Adísia Sá, escritora, professora fundadora do Curso de Comunicação Social da UFC e vencedora do Prêmio Luiz Beltrão, categoria Maturidade Acadêmica
– Luiz Antonio Spada, presidente da Comissão Nacional de Ética da FENAJ
Coordenação: Demétrio Andrade, coordenador de Jornalismo da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

10 às 10h20min – Coffee break

10h20min às 12h20min – PAINEL 4 – O assessor de imprensa como estrategista de comunicação Painelistas:
– Boanerges Lopes, autor dos livros “O que é Comunicação Empresarial” e “O que é assessoria de imprensa”
– João José Forni, assessor especial da Presidência do Banco do Brasil
– Antônio Carlos Spis, secretário interino de Comunicação da CUT Nacional
Coordenação: Luiz Viana, assessor de imprensa do Governo do Estado.

12h20min às 14h20min – Almoço

14h20min às 16h20min – Grupo de Trabalho

GT 6 – Revisão do Código de Ética dos Jornalistas
– Carmem Silva, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará e representante da FENAJ na Comissão de Reformulação do Código de Ética
– Paulo Mamede, vice-presidente da Regional Nordeste I da FENAJ

16h20min às 16h40min – Coffee break

16h40min às 19h40min – Plenária final

21h30min – Festa de encerramento

1º de abril (domingo) – Programação livre