Jornalista é assassinado em Pedro Juan Caballero

950

Cidade paraguaia é onde o jornalista brasileiro Léo Veras foi assassinado em 2020

O jornalista Humberto Coronel, 33 anos, foi assassinado a tiros, nesta terça-feira, 6, ao sair da Rádio Amambay, onde trabalhava. Ele fazia reportagens sobre corrupção e crime organizado na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero e tinha sido ameaçado de morte há cerca de três meses.

Gustavo Báez, colega de profissão do Coronel, também recebeu ameaças e os dois denunciaram as ameaças sofridas levando a promotora de Justiça, Sandra Díaz a solicitar custodia policial permanente para ambos. A Rádio Amambay pertence à família do ex-prefeito da cidade, José Carlos Acevedo, também assassinado em maio deste ano.

A polícia informou à imprensa que Humberto Coronel foi baleado oito vezes. De acordo com um comunicado da Procuradoria Geral da República do Paraguai, policiais que vigiavam o local onde ocorreu o assassinato de Coronel serão investigados, porque não estavam perto do jornalista no momento do ataque.

Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com Ponta Porã, é considerada a cidade mais violenta do país, pela atuação de quadrilhas brasileiras que controlam grande parte do tráfico de drogas na América do Sul, como o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho.

Em 2020, o jornalista brasileiro Léo Veras foi assassinado na cidade. Ele mantinha um site em português e espanhol e também denunciava a atuação do crime organizado na região.