O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) se solidarizam com o repórter Lucas Neiva, do Congresso em Foco, que neste final de semana (4 e 5 de junho) recebeu ameaças de morte, após revelar esquema bolsonarista de divulgação de fake news. Também repudiamos os ataques cibernéticos feitos ao próprio veículo.
Esperamos que a investigação policial sobre o caso seja rápida e precisa, para que os responsáveis pelas ameaças e ataques possam ser identificados e devidamente processados nos termos legais.
Sabemos que essas manifestações encontram respaldo nas declarações do próprio presidente da República e de outras figuras públicas, que, ao longo dos últimos anos, tentaram constranger e calar os/as jornalistas.
Na ausência da devida ação do Ministério Público e dos tribunais, observamos uma escalada nessa movimentação antidemocrática.
Os sindicatos e a Federação seguem denunciando tamanha violência, nacional e internacionalmente, e também se colocam à disposição dos colegas para a devida assistência jurídica.
Lutaremos sempre pelo livre exercício do jornalismo e pela integridade da nossa categoria.