Sinjorgran repudia violência de vereador contra jornalista em Antônio João

16

Por volta das 12h30 da última segunda-feira (30), na cidade de Antônio João, o vereador Agnaldo Marcelo Silva de Oliveira (Marcelo Pé), do MDB,  tentou invadir a sede da emissora de rádio Altos da Serra FM, enquanto o jornalista Edilson José Alves e o radialista Fábio Quintana apresentavam ao vivo o programa 104 Notícias.

Como o local estava fechado para o acesso do público, segundo Boletim de Ocorrência, o vereador tentou entrar forçando a porta do estúdio e ainda quebrou um dos vidros da janela. Ele acabou por proferir xingamentos ao jornalista e quem acompanhava a transmissão escutou os sons das batidas e as ofensas. Preocupados, alguns ouvintes chamaram a Polícia Militar.

Ao perceber a chegada da guarnição policial, o vereador saiu do local, sem prestar esclarecimentos. A ocorrência foi repassada para a Delegacia de Polícia Civil de Antônio João que fez o registro e está investigando o caso.

Diante de tamanha violência, a diretoria do Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Região da Grande Dourados) quer defender publicamente a importância da liberdade de imprensa para a democracia. O Jornalismo é um dos principais espaços em que versões contraditórias de um acontecimento têm a oportunidade de dialogar civilizadamente. Por isso, nossa entidade condena qualquer forma de intimidação e censura ao exercício profissional dos comunicadores da rádio Altos da Serra FM.

Não é possível mensurar a tragédia que aconteceria se o nobre legislador fosse forte o suficiente para arrombar a porta do estúdio, mas sua tentativa violenta já demonstrou a vontade que tinha de calar o livre fazer jornalístico.

A brutalidade atingiu toda a nossa categoria. Neste sentido, cobramos respostas rápidas das autoridades de segurança e da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Antônio João, na esperança de essa agressão não fique impune.

Dourados, 31 de março de 2020

Diretoria do Sinjorgran