XV Encontro Nacional cresce em importância

450

O XV ENJAC, que a FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro promovem, de 22 a 25 de setembro ganha novas dimensões a cada dia. Além da programação (mais informações no site da Federação) e do Encontro dos Assessores Jurídicos dos Sindicatos durante o evento, será momento de debate sobre a criação de uma Convenção Nacional Coletiva para o segmento. Veja, a seguir, os preparativos nos estados.

Encontro de Pernambuco reuniu 60 participantes
O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco realizou, dias 26, 27 e 28, no Recife, seu III Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação, onde foram debatidos temas como ética, relações trabalhistas, formação de preços, administração de carteiras de clientes e o mercado pernambucano e suas perspectivas. O encontro, que reuniu aproximadamente 60 profissionais, teve como debatedores o Presidente da FENAJ, Sérgio Murillo Andrade, os assessores de comunicação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), Jair Pereira, e Adélcio Vasconcelos, da Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco (CELPE), os Jornalistas Kennedy Michilles, da Caderno 1, e Mônica Ayub, da MP Comunicação, além de Eliane Sobral, da News Comunicação, empresa pioneira no mercado de assessoria da Paraíba.

Fábia Gomes, diretora da FENAJ e do Sinjorpe, informa o ponto alto do Encontro foi o debate sobre o mercado de trabalho. “Inclusive enfrentamos uma questão que o pessoal vê com um pouco de re_erva, que é a formação de preços”. Destacou, também, que nos grupos de trabalho houve discussões sobre uma pauta de reivindicações do setor e sobre a perspectiva de uma Convenção Coletiva Nacional para os Assessores de Comunicação, que serão levadas como contribuição ao XV ENJAC.

Em Sergipe, Encontro é hoje e amanhã
Nesta segunda e terça-feiras (29 e 30), o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe realiza, na Sociedade Semear, em Aracajú, seu I Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (EEJAC), com o tema “Assessoria de Comunicação: exigências profissionais e éticas”. Entre os palestrantes estarão o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, a jornalista Rísia Rodrigues, da empresa Destaque Comunicação, e Eloísa Galdino, Secretária e Comunicação da Prefeitura de Aracaju. No evento também haverá o lançamento do livro: “A Fabricação do Presente – Como o Jornalismo Reformulou a Experiência do Tempo nas Sociedades Ocidentais”, do professor Carlos Franciscato, da UFS.

Sinjor/PA faz assembléia para definir sua participação no Enjac
Nesta segunda-feira, 29, às 20 horas, o Sinjor/PA realiza assembléia geral para definir sua participação no XV Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação. Na assembléia, serão repassados os informes sobre o encontro, debatidas as teses e eleitos os delegados que representarão o Pará no evento.

Goiás realiza evento de 9 a 11 de setembro
O Sindicato dos Jornalistas de Goiás realiza seu 1º Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação no Umuarama Hotel, em Goiânia, entre os dias 9 e 11 de setembro. Na abertura do evento, dia 9, às 20 horas, haverá a Conferência “Assessoria de Imprensa e o Jornalismo no Atual Momento Político Brasileiro”. Temas como polêmicos como a ética profissional dos jornalistas que atuam em redações e em assessoria com áreas afins, a visão da assessoria de imprensa sob a ótica das redações, a ocupação de espaços no mercado de trabalho por profissionais não habilitados, relações trabalhistas, capacitação do profissional em assessoria de imprensa, entre outros compõem a pauta.