35º Congresso Nacional dos Jornalistas é lançado durante a Rio+20

196

congresso_interna_20Nesta quarta-feira (20/6), a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas do Acre divulgaram, no Rio de Janeiro, o 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, marcado para os dias 7 a 10 de novembro em Rio Branco, no Acre. Confira, também, informações sobre a agressão a um repórter fotográfico em Barueri (SP) e sobre o Projeto de Lei 6.781/2010, que trata da aposentadoria especial para jornalistas de imagem.

O 35º congresso tem como tema Os Desafios do Jornalismo e sua Contribuição para o Desenvolvimento Sustentável. Na suaprogramação, estão previstos cinco painéis, três rodas de conversa, seis oficinas e plenárias de deliberações diárias.

O lançamento aconteceu no Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico como parte da agenda do estado do Acre na Rio+20. Participaram da atividade as diretoras da FENAJ Suzana Blass, Angela Marinho e Jane Vasconcelos.

Repórter fotográfico é agredido durante cobertura de convenção municipal em Barueri 
O repórter fotográfico Renato Silvestre, do jornal Diário da Região, de Osasco (SP), foi agredido e teve o cartão de memória de sua máquina fotográfica roubado no dia 16 de junho, durante a cobertura da convenção municipal do PMDB de Barueri, na grande São Paulo. As agressões ocorreram depois que o palco com as autoridades e profissionais de imprensa, montado dentro do Ginásio José Correa, caiu, derrubando inclusive o prefeito da cidade, Rubens Furlan. Silvestre conta que também chegou a cair, mas conseguir levantar e fotografar várias pessoas sendo socorridas. Foi nesse momento que a agressão aconteceu. Os agressores tomaram sua máquina, só devolvendo-a 5 minutos depois, sem o cartão de memória com as fotos. O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo repudiou mais este atentado à liberdade de imprensa, exigiu a apuração dos fatos e a punição dos responsáveis pela agressão e colocou sua assessoria jurídica à disposição do profissional.

PL de aposentadoria especial para repórteres de imagem será votado no dia 27
A Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados vota, no dia 27 de junho, o Projeto de Lei 6.781/2010, que trata da devido ao excesso de peso dos equipamentos. De autoria do deputado Marco Maia (PT/RS), presidente da Câmara, o projeto tem parecer favorável do relator, deputado Padre João (PT-MG). Após a votação na Comissão de Seguridade Social, a matéria ainda tem que passar por mais duas comissões e ser aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa.