Iniciativa gratuita e inédita vai capacitar 80 jovens jornalistas e estudantes do Ceará, em parceria com o Governo do Estado e certificação da UFC
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) lança o Programa Jovem Jornalista de Formação de Lideranças no Jornalismo Cearense, voltado à capacitação de jovens jornalistas e estudantes de Jornalismo com até 35 anos. Podem participar estudantes regularmente matriculados a partir do 6º semestre do curso de Jornalismo e recém-formados interessados em fortalecer o papel social da profissão, desenvolver lideranças e ampliar o acesso à formação crítica e cidadã no estado.
O programa será realizado entre 28 de outubro de 2025 e 5 de fevereiro de 2026, oferecendo 100 horas de atividades entre encontros presenciais, mentorias e ações on-line. Serão 14 encontros presenciais de 5 horas cada, sempre com início às 18h, no auditório do Sindjorce, em Fortaleza, totalizando 70 horas de formação. As atividades serão complementadas por 30 horas de mentorias e tutoria pedagógica on-line.
A programação inclui a aula inaugural e integração dos participantes em 28/10 (terça-feira); o Módulo 1 – Técnicas Avançadas de Reportagem em 30/10 (quinta-feira) e 04/11 (terça-feira); o Módulo 2 – Assessoria de Comunicação em 06/11 (quinta-feira) e 11/11 (terça-feira); o Módulo 3 – Ética e Deontologia Profissional em 13/11 (quinta-feira) e 18/11 (terça-feira); o Módulo 4 – Direitos, Legislação e Sistema Sindical em 20/11 (quinta-feira); o Módulo 5 – Mercado de Trabalho e Novos Arranjos em 25/11 (terça-feira) e 27/11 (quinta-feira); o Módulo 6 – Movimentos Sociais e Democratização da Comunicação em 02/12 (terça-feira); o Módulo 7 – Projetos Práticos e Desenvolvimento dos Produtos em 04/12 (quinta-feira); a Clínica de Projetos (mentoria coletiva – ajustes finais) em 20/01/2026 (terça-feira), de forma online; e, finalmente, a Conferência Final com a apresentação dos projetos em 05/02/2026 (quinta-feira), no auditório do Sindjorce.
Com certificação de curso de extensão universitária pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o programa disponibilizará 80 vagas — sendo 30 presenciais em Fortaleza e 50 destinadas a participantes do interior do estado, que acompanharão parte das atividades de forma remota, por meio da plataforma Zoom. Essa estrutura permitirá a descentralização do acesso à formação e à participação.
As aulas abordarão temas essenciais à prática jornalística contemporânea, como técnicas de reportagem, assessoria de comunicação, ética profissional, direitos trabalhistas, mercado de trabalho, democratização da comunicação e diversidade. Além das oficinas teóricas e práticas, os participantes desenvolverão projetos jornalísticos com impacto social, a serem apresentados durante a conferência final.
Segundo o presidente do Sindjorce, Rafael Mesquita, o programa representa um investimento estratégico no fortalecimento do jornalismo e da organização coletiva da categoria:
“O Programa Jovem Jornalista é um investimento no futuro da profissão e na reconstrução do movimento sindical da comunicação. Iniciativas como essa reafirmam o papel do Sindjorce como espaço de formação, acolhimento e valorização profissional, ao promover o desenvolvimento técnico, ético e político das novas gerações de jornalistas comprometidos com a transformação social e a defesa da democracia.”
O programa surge como resposta ao cenário de precarização das relações de trabalho e desvalorização profissional que atinge especialmente os jovens comunicadores. Dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) indicam que o setor perdeu 18% dos empregos formais entre 2013 e 2023, reforçando a necessidade de ações estruturantes de qualificação e engajamento coletivo.
A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Casa Civil, e reflete o compromisso com políticas públicas voltadas à juventude, ao trabalho digno, à educação cidadã e à comunicação democrática.
As inscrições gratuitas estarão abertas de 13 a 24 de outubro de 2025, de forma on-line, pelo site do Sindjorce (www.sindjorce.org.br), no formulário eletrônico disponível aqui. O processo de análise e seleção ocorrerá entre os dias 25 e 27 de outubro, e a divulgação dos selecionados será feita no dia 27, à tarde, por e-mail e WhatsApp, com orientações sobre o início das atividades.
Sobre o Sindjorce
O Sindjorce tem mais de 70 anos de história dedicados à qualificação e valorização dos jornalistas cearenses. Desde 1982, promove congressos e encontros estaduais que marcaram a trajetória da categoria, consolidando o Ceará como referência nacional na formação, organização e defesa dos profissionais da comunicação.
Para saber mais, acesse o site www.sindjorce.org.br ou siga nossas redes sociais: @sindjorce.





