A presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Samira de Castro, participou na quinta-feira (27/11) do Encontro de Comunicadores do Incra, contribuindo no Painel de Questões Administrativas com uma fala sobre o papel estratégico do comunicador público, os desafios atuais da profissão e a necessidade de valorização dos jornalistas que atuam no serviço público federal.
Samira reforçou a importância da comunicação pública como política de Estado, o respeito às atribuições profissionais, o cumprimento da legislação que regulamenta a categoria e a necessidade de diálogo permanente com o MGI sobre jornada, condições de trabalho e reconhecimento de direitos.
Também participou do painel, que encerrou o evento de três dias, o diretor da Cnasi-AN, Roberto Almeida. Em sua exposição, ele fez relato da trajetória de luta da entidade nacional setorial de representação dos servidores do Incra na valorização profissional e na busca pelo atendimento das reivindicações da categoria.
Com mais de 47 mil jornalistas empregados no país e quase um quarto atuando no setor público, fortalecer a comunicação institucional é fortalecer a democracia. “A FENAJ segue ao lado dos jornalistas do Incra e de todo o serviço público, na defesa da transparência, da ética e da valorização profissional”, disse a dirigente.
Na plateia do Encontro, que teve a participação de cerca de 60 pessoas, estavam gestores e assessores do Incra, especialistas de diversas áreas convidados, jornalistas, publicitários, relações públicas, social media, marqueteiros, designers, assessores de comunicação, repórteres-fotográficos e videomakers.
Fotos: Herbert Marcus





