Nos dias 18 e 19 de outubro, em Brasília, realizou-se Assembléia Nacional da Campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania, tendo como eixo central dos debates a qualidade e o controle social da informação. No plano de ação da campanha para 2008 foram aprovadas diversas propostas de interesse direto dos jornalistas.
Edvânia Kátia, diretora da FENAJ e da Associação Maranhense de Imprensa, avalia que a assembléia foi bastante produtiva e representativa. “Como o tema era qualidade da informação e controle social, defendi a nossa regulamentação profissional, o diploma e o Conselho Federal de Jornalistas”, conta.
A defesa de uma Conferência Nacional e Democrática de Comunicação e o acompanhamento da regulamentação e implantação de uma Rede Pública de TV são duas das bandeiras centrais da Campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania para 2008. Na lógica de assegurar a qualidade da informação, uma das propostas aprovadas foi a divulgação do Código de Ética dos Jornalistas, recentemente atualizado.
Foram aprovadas, também, propostas de luta por mudanças na Lei de Imprensa, de realização de oficinas para profissionais e de incentivo à pesquisa na área de comunicação.





