Bases de acordo entre FENAJ e Fitert devem ser concluídas ainda em novembro

477

Estabelecimento de um calendário de discussões e o prosseguimento do debate sobre os conflitos de atribuições entre jornalistas e radialistas no processo de construção do ramo de comunicação da CUT. Estes foram os saldos da reunião realizada dia 9 de novembro, em São Paulo, entre representantes da FENAJ, Fitert – Federação Interestadual dos Trabalhadores em Rádio e Televisão – e CUT. A expectativa é de concluir a primeira fase de debates até o dia 29 de novembro.

Na reunião realizada na quinta-feira passada, a FENAJ foi representada pelos diretores Sérgio Murillo de Andrade, José Augusto Camargo, Amilton Vieira e Carmem Silva. “Foi uma reunião com longas discussões onde se concluiu que não há tempo para avançarmos na resolução do problema neste ano”, relata o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo.

No calendário aprovado, ficaram definidas duas reuniões ainda para este mês. Uma na próxima sexta-feira (17/11) e outra para o dia 29. Após deverá ser encaminhado um documento com as bases do acordo ao Ministério do trabalho e Emprego. Nestas duas reuniões, o objetivo da FENAJ é avançar sobre a criação de seis novas funções ainda não previstas na legislação profissional da categoria e que, na prática, constituem atividades cotidianas de jornalistas: editor, editor-responsável, sub-editor, professor de conteúdos jornalísticos, assessor de imprensa e produtor de jornalismo.

A proposta de aprofundar as demais questões no debate de formação do ramo de comunicação foi da CUT. Com isto será possível ampliar a discussão inclusive com outras categorias que deverão participar do ramo.